Mulher

Por Tereza Ramos

Pelo telefone recebo o convite do nosso centenário jornal “Correio da Semana” para opinar sobre a Mulher nesta data de 8 de março, enquanto, pela TV, o Jornal da Band (não vejo Globo) afirma que uma mulher é assassinada a cada oito minutos no meu país e as estatísticas mostram 135 estupros e/ou mortes/dia…

Pergunto-me, o quê a mulher brasileira busca?

Claro, que a resposta primeira é VIVER.

Viver com dignidade, não ganhar menos que o homem… que desempenhando as mesmas funções da mulher ganha  24% a mais por ser do sexo masculino… pois a sociedade brasileira é machista.

A busca é por respeito. Mas um respeito vindo da admiração, nascido na benquerença, no reconhecimento, no amor. E para merecer isso faz-se necessário ter valores, fazer bem feito, mostrar competência, além de respeitar a si mesma.

Cada um constrói o respeito que deve merecer, uma vez que se respeito, serei respeitado.

Sua Santidade, o adorável Papa Francisco, em redes sociais diz: “A mulher é a harmonia,  é a poesia, é a beleza. Sem ela o mundo não seria bonito… Deus criou a mulher para que todos tivessem uma Mãe na Terra”.

Então, concluo que a mulher é chamada pela Natureza, uma doce permissão divina!

Chamada para trazer luz à Vida dada por Deus.

Só Deus dá vida! A nós mulheres compete trazer para o mundo esta vida que virá contribuir com a humanidade.

É preciso ter valores, ter fé, ser boa o bastante para fazer o Bem e o Bom para os irmãos e assim ser capaz de corresponder aos desígnios do Pai que está no Céu.

Mas não cumprimos nosso papel apenas com a maternidade… afinal pertencemos a sociedade maior (a humanidade) e a sociedade menor, (grupos de trabalho, de amigos, de lutas, de crenças etc.) e ainda pertencemos à sociedade mais importante (a família) e desta, somos gestores…). Em todos estes espaços a mulher atual quer estar, quer realizar, quer ter sucesso. Ela luta, defende, ataca, acolhe, constrói e reconstrói, multiplica-se e é mãe, filha, esposa, profissional, amiga, e tudo o mais necessário para viver.

A sua construção é vida que continua…

É ela a guardiã do caráter e da personalidade dos filhos a quem deu a luz. Deve educá-los!

E então, vai com eles, até onde puder e tiver condições de estar com seu amor e luz, maternalmente, simplesmente!

Poderia deixar aqui o ponto final do texto… mas a mulher quer ainda cuidar da sua beleza, do charme, atração, educação, sedução… aí eu repito o que dizia minha mãe: – A Elegância nada mais é do que educação. Comportamento e charme são gestos que já estão na alma de cada um.

Poesia

Ave Mulher

Ave mulher,

cheia da graça de Deus

que está contigo!

Seja bendita entre as

humanas criaturas,

por gerar em teu ventre

os irmãos de Jesus.

Ave Mulher,

cheia de possibilidades

de ser como Maria,

e assim, bendita,

vive a verdade,

educa teus filhos,

na fé, no amor

em Cristo, que é Caridade.

Por Tereza Ramos

Sobral/08/03/2018.

%d blogueiros gostam disto: