O mundo virtual e o impacto na saúde mental

Estudos apontam constantemente que o uso das redes sociais pode estar ligado a sintomas depressivos, ansiosos e de baixa autoestima, porém ainda não foi possível, de fato, compreender se a imersão na internet é causa ou consequência dos sintomas. No entanto, por um lado, percebe-se a existência de inúmeras comunidades no Facebook e de canais no YouTube criados para ser um espaço de apoio para quem passa por essas dificuldades, o que mostra que há duas formas de analisar esta questão. Por outro lado, percebe-se que há pessoas que por não terem autocontrole sobre o uso da internet, por não conseguir equilibrar a quantidade de tempo destinada à internet e às redes sociais, acabam tendo sérios prejuízos em diversas áreas da vida, como a pessoal, a profissional, a conjugal e a familiar, por exemplo, que podem gerar nestes indivíduos sentimentos de culpa, de inadequação, de revolta que, facilmente, podem ser origem de sintomas ansiosos, depressivos e compulsivos, interferindo na sua qualidade de vida, no seu aspecto social e psíquico.

Atualmente, a Psiquiatria e a Psicologia vem estudando um aspecto interessante sobre este temática devido ao crescente número de pessoas que sentem fobia por não estarem em posse de um aparelho móvel ou eletrônico com internet que lhe permita estar em contato com outros, como aparelhos telefônicos, tablets, computadores, sendo esta a definição do termo Nomofobia que tem origem nos diminutivos inglês No-Mo, ou No-Mobile, que significa sem telemóvel. E isto tem sido objeto de inúmeros estudos correlacionando esta dependência tecnológica e seus impactos na vida do sujeito.

É importante que busquemos o esforço para alcançarmos o equilíbrio. Todos nós temos o livre-arbítrio em decidirmos o que vamos fazer e da forma que faremos. Precisamos exercitar o nosso autocontrole, mesmo para as pessoas que possuem distúrbios ou transtornos do impulso, estas podem ser beneficiadas com abordagens psicoterapêuticas e comportamentais e, em alguns casos, até necessitam de uma ajuda medicamentosa. Somos sujeitos de nossa história, não podemos permitir que as circunstâncias determinem o nosso destino.

 

Dr. José Cleano Dias Arruda – CREMEC: 13.244 (RQE:7027)- Atendimento especializado no ESPAÇO EQUILIBRIUM:  Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 300 Edifício Cameron 6º andar, Bairro Dom Expedito – Sobral-CE (estacionamento do North Shopping Sobral).  Contatos: (88) 3111-3715, (88) 9-9850-1000, (88) 3614-3069

 

Vanderley Moreira
Jornalista –
CTPS: CE01641JP

 

%d blogueiros gostam disto: