Bairro Coração de Jesus

As terras pertenciam aos donos da Lagoa da Fazenda no início da cidade de Sobral, depois foi fundada a “Cidao” (Companhia Industrial de Algodão e Óleo) em 1921 e era a dona das terras da Lagoa da Fazenda até a Expectativa. Na década de 1980 a Cidao ficou inativa e o Sr. Jocely Dantas de Andrade Torres comprou as terras em volta da Lagoa da Fazenda e da igreja, que hoje é toda urbanizada. Até 1984, ainda entrava trem cargueiro nos galpões da Cidao.

A estrada de Ferro Camocim/Sobral deu origem a várias cidades, distritos e bairros: Massapê/CE, Senador Sá/CE, Tangente, Martinópole etc. Em Sobral foi construído o triângulo da RFFSA que foi inaugurado em 31 de dezembro de 1882, onde o trem de Camocim realizava manobras. Na época ficava distante da Rua e era prática comum as famílias fazerem suas habitações simples às margens da ferrovia.

No período de 1940/1946 o Monsenhor Domingos Araújo, da igreja da Sé, construiu a igreja Coração de Jesus no local chamado de “Alto da Jurema” na região da Expectativa. Frente para o triângulo da RFFSA e para a estrada de rodagem para a localidade Córrego(hoje é CE-362 Sobral/Massapê/Granja/CE. Av. José Euclides Ferreira Gomes.

Em 1973 foi asfaltada a estrada para Massapê que começava na via férrea, vizinha ao antigo Mercantil do Sul. Em 1976 acabou-se o trem de Camocim/CE/; Em 1985 acabou-se o trem para os galpões da Cidao. O triângulo ficou sem utilidade para trem e o Bairro quase não desenvolveu. Famílias da área no início: Maia, Fontele e Marisô.

A urbanização da Lagoa da Fazenda entre 1991 e 1993, incluindo-se a construção do Ginásio Poliesportivo. Eliminação e urbanização do triângulo da RFFSA em 2003/2004. É que realmente abriu-se horizonte para o Bairro crescer e desenvolver-se.

 

  • Igreja Coração de Jesus inaugurada em 05/01/1946 por Dom José Tupinambá da Frota e Monsenhor Domingos Araújo. Deu nome ao Bairro. Passou à Paróquia em 29/10/2011 por Dom Odelir José Magri. A Praça frente à igreja, reformada em 2014, prefeito Veveu Arruda. Ela foi construída pelo prefeito José Prado 1989/1992.
  • Avenida Pericentral, onde existiu o triângulo da RFFSA, prefeito Cid Ferreira Gomes, inaugurada em 23/08/2003 com show do trio elétrico Ricardo Chaves. Modificou totalmente a área para melhor.
  • O Ginásio Poliesportivo Dr. Plinio Pompeu construído pelo estado e foi inaugurado em dezembro de 1991. A Lagoa da Fazenda existia desde o início de Sobral “Lagoa da Fazenda Caiçara”. Foi urbanizada e criado o Parque Lagoa da Fazenda que foi inaugurado pelo governador Ciro Ferreira Gomes dia 11/10/1993 com show do humorista sobralense Renato Aragão. O parque encontra-se em completo abandono. O ginásio passou por reforma geral pela prefeitura de Sobral e foi reinaugurado pelo prefeito Cid Gomes dia 11/12/2001 e abriga a secretaria de esporte do município.
  • O Colégio Coração de Jesus na Avenida da Universidade nº 49 esquina com Av. Pericentral, fundado em 1969. É dirigido pelas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, entidade religiosa fundada pelo massapeense Monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade. 46 anos de existência da escola, amando, reparando e evangelizando na educação. 46 anos servindo à comunidade sobralense.
  • O Posto de Combustível funcionava na Av. Dr. Guarany frente ao Sebrae escritório de Sobral. Com a reurbanização do Boulevard do Arco em dezembro de 2004, foi deslocado para a esquina da Rua Cel. Diogo Gomes, ao lado da igreja Coração de Jesus. Construção do Cel. Diogo Gomes, ao lado da igreja Coração de Jesus. Construção do Posto Flash iniciada em janeiro de 2005 e funcionando dia 11 de setembro de 2005. É a esquina onde existia a casa do Sr. Evandro Silva.
  • O Parque da Cidade ao lado das margens do Riacho Pajeú, Inaugurado em 11 de novembro de 2004 com show do Djavan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: