De Olho na Língua

“Ela em geral acorda de mal humor” ou “Ela em geral acorda de mau humor”?
A segunda: Ela em geral acorda de mau humor. O contrário de bom é mau; o contrário de bem é mal. Então, se se diz “bom humor” deve-se dizer “mau humor”. Mau é um adjetivo e sempre modifica um substantivo: Ele não é mau aluno, mas sempre teve maus professores.
Já a palavra mal pode ocorrer como: 1) Substantivo: Isto é um mal necessário; 2) Advérbio: Ele canta muito mal; 3) Conjunção: Mal cheguei, vi que ela estava triste; 4) Prefixo: As mal-amadas são sempre malcriadas.

Três vezes vencedor
“Antônio foi tri-campeão de natação do clube da sua cidade”. Não é justo estragar o sucesso do rapaz. Não se emprega hífen depois de tri, tetra, penta, hexa, etc. O correto é: “Antônio foi tricampeão de natação do clube da sua cidade”

Você precisa saber
Alguém bem recebido quando chega é bem-vindo (separado e com hífen). “Benvindo” (escrito junto e com a letra “n”) é nome de pessoa, portanto, sempre com letra maiúscula.

Aluno difícil
“A professora vive brigando com José porque ele é muito irriquieto”. Assim José vai ficar mais levado ainda. Não existe a palavra “irriquieto”. O vocábulo correto é “irrequieto”. Período correto: “A professora vive brigando com José porque ele é muito irrequieto”.

O problema é meu. “Não tem nada haver com você” ou “O problema é meu. Não tem nada a ver com você’?
A correta é a segunda. A confusão é compreensível, já que o “h” não tem som. Mas o próprio sentido aponta para o verbo “ver”, precedido da preposição “a”. Percebe-se bem o verbo ”ver”, trocando-se o “a” por um que”: “O problema é meu. Não tem nada que ver com você”. Esta é a frase perfeitamente correta. Trocando se a expressão “a ver” pela expressão vernácula “que ver”.

Injustiça
“O censo de justiça daquele patrão é questionável”. Claro que sim! Ele certamente é injusto. Observe a diferença: censo = recenseamento; senso = faculdade de julgar. Frase correta: “O senso de justiça daquele patrão é questionável”.

Estou curioso “por” saber
Na verdade, quem está curioso, está curioso “de” alguma coisa, e não “por” alguma coisa. Por isso, se você estiver curioso do resultado das eleições, é só ligar o rádio ou o televisor.

Televisão / televisor
Televisão é a estação que transmite os programas: Televisão Verdes Mares, Rede Globo de Televisão. Televisor é o aparelho que temos em nossa casa, para assistirmos aos programas transmitidos pela televisão.

Êmerson (Pronúncia)
Repare como está escrito com acento circunflexo. E acento circunflexo indica som fechado. Então, por que quase todo o mundo diz “Émerson”? Infelizmente não tenho a resposta. Alguns chegam a pronunciar “Emérson”, que é pior.

Torcer “para” o Palmeiras
Torcedor que se preza torce “por” seu time, e não “para” seu time. Por isso, isso, é melhor torcer pelo Palmeiras, pelo Flamengo, pelo Vasco, pela Seleção Brasileira…

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE).
Contatos: (88) 99762-2542 e (88) 98141-2183.

%d blogueiros gostam disto: