Câmara Federal presta homenagem ao centenário do Correio da Semana

Tribuna do deputado federal Leônidas Cristino foi destinada às comemorações do jornal

O Plenário da Câmara dos Deputados acolheu um discurso em comemoração ao centenário do Jornal Correio da Semana na segunda-feira, 26. O discurso foi proferido pelo Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT – CE). Confira discurso na íntegra:

“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

O jornal Correio da Semana, na minha cidade de Sobral, comemora um século de atuação no dia 31 de março de 2018. Ao longo de 100 anos o informativo tem exercido sua influência civilizatória de formação da cidadania através da informação e reflexão sobre os temas da atualidade.

A informação bem apurada, a opinião equilibrada, colocadas nas páginas deste periódico cristão, fundado por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, tem contribuído na construção da história da nossa cidade. O Correio da Semana foi criado com o objetivo de divulgar as ações da Diocese, e tem desempenhado sua função ao longo do tempo por intermédio de diversas administrações.

O corpo editorial do semanário, os profissionais da redação, do setor administrativo, os colaboradores internos e externos são vitoriosos por essa conquista que é patrimônio da sociedade sobralense. À frente deste noticioso tivemos primeiro o visionário fundador, Dom José Tupinambá da Frota, seguido por Dom João José da Mota, Dom Walfrido Teixeira Vieira, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, Dom Antônio Fernando Saburido, Dom Odelir José Magri e, hoje, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

Ao longo de 10 décadas o Correio da Semana testemunhou grandes transformações sociais, culturais e políticos. O Jornal mostrou-se sólido, preservou os princípios originais e avançou com a evolução na ciência. Hoje, dirigido pelo padre Lucas do Nascimento Moreira, acompanha e incorpora a evolução tecnológica que atingiu os meios de comunicação, em especial com o advento da Internet.

O Correio cumpre o papel de órgão de divulgação do trabalho evangelizador de cada um desses bispos que conduzem a história da Diocese de Sobral ao tempo que informa os leitores sobre os fatos do cotidiano de Sobral, notícias do Ceará e do Brasil.

O centenário é um marco na história da imprensa do interior cearense e do noroeste do Estado, sua área de influência. O fato de atravessar cem anos de dedicação à missão de informar é uma afirmação de resistência e fé. É também o reconhecimento da credibilidade desse veículo de comunicação que soube conquistar um vínculo com os leitores, com toda sociedade sobralense.

Que esse legado se fortaleça nos tempos que virão; que o jornal Correio da Semana vença os novos desafios e mantenha a firmeza e o equilíbrio da sua linha editorial por muitos anos. Parabéns à equipe do semanário, na pessoa do bispo Dom Vasconcelos; parabéns Sobral por merecer um jornal centenário que mantém a tradição e procura se renovar, com criatividade.

Muito obrigado.”

Deputado Federal Leônidas Cristino (PDT – CE).

%d blogueiros gostam disto: