Ceará é o primeiro estado do país em transplantes

rj_transplantes4

O Ceará tem a melhor taxa de transplantes de fígado do Brasil, é o terceiro em transplantes de órgãos de doadores falecidos e também o terceiro em doadores efetivos por milhão da população.

Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), na nova publicação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) relativa ao ano de 2015. “

O Ceará com cerca de nove milhões de habitantes e mais de 17 mil leitos hospitalares, cerca de mil de terapia intensiva, realiza todas as modalidades de transplantes, ocupando posições de liderança no cenário nacional, com média de doadores e transplantes muito superior à média da região Nordeste.

O secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, destaca que o Ceará ocupa a liderança no ranking de transplantes também pelas boas condições do sistema de saúde pública do país.

Henrique Javi fala sobre a importância de ser reconhecido pelas entidades nacionais que trabalham com o transplante de órgãos.

O secretário de Saúde fala sobre a solidariedade das famílias para incentivar a doação de órgãos.

Este ano, segundo informações da Central de Transplantes de Secretaria da Saúde do Estado, foram realizados, até o dia 3 de março, 38 transplantes de rim, três de coração, 24 de fígado, 14 de medula óssea, 114 de córnea e dois de esclera. A lista de espera tem 11 pacientes na fila de transplantes de coração, 142 de fígado, 496 de rim, seis de pulmão e 546 de córnea, totalizando 1.210 pacientes ativos na lista de espera por transplantes de órgãos e tecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: