Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Sobral contará com santa missa e roda de conversa

Programação diocesana será celebrada no dia 27 de maio, Dia da Santíssima Trindade. Tema geral é “A verdade vos tornará livres” e o lema “As fake news e o jornalismo de paz”

A verdade, as notícias falsas e o jornalismo de Paz são o enfoque do 52º Dia Mundial das Comunicações, que será celebrado no domingo, dia 27 de maio, na Diocese de Sobral. A programação diocesana contará com Santa Missa às 9h na Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Sé) presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo referencial da Comunicação Social para o Regional NE 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Logo após às 10h30, haverá mesa redonda com o tema geral “A verdade vos tornará livres: as fake news e o jornalismo de paz.”

Para as Pastorais da Comunicação (Pascoms) que celebrarão a data em suas paróquias e por regiões episcopais, Dom Vasconcelos gravou uma mensagem de vídeo. A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social Regional CNBB NE 1 também produziu um subsídio para a celebração nas paróquias.

Durante o encontro diocesano, Dom José de Vasconcelos abordará em sua fala a mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações. Além disso, a Pascom Diocesana discutirá temas como “O que são as notícias falsas? Como identificá-las? Como evitar propagá-las?”. Haverá ainda uma apresentação sobre “Apuração jornalística e o exemplo do Jornal Correio da Semana”  com a jornalista Teresa Fernandes. Logo após, as Pascoms farão intervenções trazendo exemplos de fake news e erros de comunicação.

Celebrar o Dia Mundial das Comunicações na festa da Santíssima Trindade é muito significativo, de acordo com Dom Vasconcelos. “No Ceará, nós iremos celebrar o Dia das Comunicações nesta Solenidade da Santíssima Trindade. Nosso Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. É comunhão Nosso Deus não é solidão, é comunicação”, explica.  Em sua mensagem, o bispo diocesano diz ser necessário comunicar a verdade. “Jesus nos disse: eu sou a Verdade. A verdade é a sua pessoa e nós somos anunciadores desta verdade única, que liberta. Nosso jornalismo, a nossa comunicação deve apresentar-nos Jesus, palavra eterna do Pai”, completa. 

As fake news, ou notícias falsas, são aquelas que distorcem a realidade ou manipulam as palavras. “É necessário que nós saibamos utilizar bem os meios de comunicação social e termos uma visão crítica deles. Quando recebemos whatsapp e vamos compartilhar e achamos estranha aquela notícia, é necessário verificar a fonte, é necessário saber se aquilo é verdadeiro antes de compartilhar. Corremos o risco de sermos propagadores de fake news, de falsas notícias”, ensina.

 

Mensagem: Dia das Comunicações 2018

“A verdade vos tornará livres: as fake news e o jornalismo de paz.”

Carta Convite 01/2018

Sobral, 16 de abril de 2018

De:  Pascom Diocesana

Aos agentes da Pastoral de Comunicação das Paróquias e Regiões Episcopais

Estimadas(os) agentes da Pascom,

Convidamos a todos a se fazerem presentes à celebração do Dia Mundial das Comunicações a nível diocesano, conforme as informações seguintes:

Dia: 27 de maio (domingo), das 9h às 12h.            

Local: Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Sé)

Trazer: Agenda – caneta – o subsídio para o 52º Dia Mundial das Comunicações produzido pelo Regional da CNBB Nordeste 1. Também coletar exemplos de fake news na sua paróquia e problemas de comunicação.

PROGRAMAÇÃO

9h – Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

10h30 – Mesa redonda com o tema geral “A verdade vos tornará livres: as fake news e o jornalismo de paz.”

Mensagem do Papa Francisco apresentada por Dom Vasconcelos

O que são as notícias falsas? Como identificá-las? Como evitar propagá-las? (Pascom Diocesana)

Apuração jornalística e o exemplo do Correio da Semana (Teresa Fernandes)

11h30 – Intervenções das Pascoms (exemplos de fake news e erros de comunicação)

O 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado, este ano, no dia 27 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade do Tempo Comum. A mensagem para a data foi divulgada pelo papa Francisco no dia de São Francisco de Sales, patrono dos escritores e jornalistas, comemorado em 24 de janeiro. “A verdade vos tornará livres: as fake news e o jornalismo de paz” é o tema da mensagem apresentada por Francisco que propõe um estilo “bom e belo” para comunicar a verdade.

No comunicado, o papa avalia o potencial destruidor das fake news, as notícias falsas, mas verossímeis. “A eficácia das fake news fica-se a dever, em primeiro lugar, à sua natureza mimética, ou seja, à capacidade de se apresentar como plausíveis. Falsas mas verossímeis, tais notícias são capciosas, no sentido que se mostram hábeis a capturar a atenção dos destinatários, apoiando-se sobre estereótipos e preconceitos generalizados no seio dum certo tecido social, explorando emoções imediatas e fáceis de suscitar como a ansiedade, o desprezo, a ira e a frustração.”

Na mensagem, Francisco ressalta que as fake news se propagam com rapidez e têm raiz na sede de poder da humanidade. “As fake news tornam-se frequentemente virais, ou seja, propagam-se com grande rapidez e de forma dificilmente controlável, não tanto pela lógica de partilha que caracteriza os meios de comunicação social como sobretudo pelo fascínio que detêm sobre a avidez insaciável que facilmente se acende no ser humano. As próprias motivações económicas e oportunistas da desinformação têm a sua raiz na sede de poder, ter e gozar, que, em última instância, nos torna vítimas de um embuste muito mais trágico do que cada uma das suas manifestações: o embuste do mal, que se move de falsidade em falsidade para nos roubar a liberdade do coração”.

Fraternalmente,

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos – Bispo Diocesano de Sobral e Bispo referencial da Comunicação para o Regional Nordeste 1 da CNBB

%d blogueiros gostam disto: