Dom Vasconcelos celebra três anos de nomeação para Diocese de Sobral

Bispo diocesano foi nomeado por Papa Francisco no dia 8 de julho de 2015

A Diocese de Sobral celebra neste mês de julho três anos da nomeação de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos para o episcopado. No dia 8 de julho de 2015, o Papa Francisco nomeou Dom Vasconcelos como 7° bispo da Diocese de Sobral, sucedendo Dom Odelir Magri, transferido para a Diocese de Chapecó, em Santa Catarina, em dezembro de 2014. O bispo diocesano tomou posse no dia 29 de setembro daquele ano, em missa solene campal que reuniu cerca de 8 mil fiéis de toda a Região Norte em frente à Catedral da Sé. 

Natural de Garanhus (PE), Dom Vasconcelos, antes de assumir seu episcopado em Sobral, foi bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, onde passou cerca de três anos. Desde fevereiro de 2015, ocupou o cargo de administrador apostólico da Diocese até a nomeação pelo Papa Francisco no dia 8 de julho. O episcopado de Dom Vasconcelos teve início com a nomeação pelo Santo Padre, o Papa Emérito Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza no dia 21 de março de 2012. Foi sagrado bispo por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns, em 11 de junho de 2012 e apresentado à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar em 6 de julho de 2012.

Em sua homilia de início de ministério, Dom Vasconcelos destacou que sua missão em Sobral é servir a Deus estando sempre à disposição do outro. “Podemos dizer que o mais importante de minha vinda para Sobral é reafirmarmos nossa disposição pessoal de procurar viver unidos a Deus, de nos empenharmos em fazer sua vontade, de nos colocarmos generosamente a serviço da Igreja e de todas as pessoas. Isso sim será relevante e fará a diferença para o aperfeiçoamento de nossa vida e de nossa missão como Igreja”, afirmou na ocasião.

Na celebração de seu segundo ano de bispado em Sobral, Dom Vasconcelos ressaltou as muitas graças desse tempo. “É sempre uma graça de Deus. Nós somos chamados para esta missão de pastorear o povo de Deus e eu me senti muito bem acolhido em Sobral, graças a Deus. Ao longo destes anos nós cultivamos amizades, crescemos na fé, na esperança e na caridade. Tomamos muitas decisões. Não podemos dizer que foram anos fáceis, foram anos difíceis e têm sido. Não só aqui, mas no mundo inteiro há muitos desafios, mas Deus nos tem dado a graça de perseverar”, ressalta.

Histórico

Nascido aos aos 12 de maio de 1963, Dom Vasconcelos é filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos. Aos 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora foi ordenado diácono na Igreja Matriz de Águas Belas –PE e aos 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde fora batizado.

O bispo diocesano ingressou inicialmente no Seminário Propedêutico em Garanhuns. Em 1984, foi enviado para o Seminário Regional Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte, foi enviado por seu bispo diocesano Dom Tiago Postma para o Seminário Diocesano de Guarulhos (SP). Concluiu o curso de filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo em 1988. Em 2008, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Atestado de Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

%d blogueiros gostam disto: