Dom Vasconcelos receberá título de cidadão sobralense na Câmara Municipal

O bispo diocesano de Sobral Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos receberá o título de cidadania sobralense em sessão especial no Plenário 5 de julho da Câmara Municipal na próxima quarta-feira, 4, a partir das 18h. A sessão será presidida pelo vereador presidente Paulo César Lopes Vasconcelos.

Dom Vasconcelos nasceu em Garanhuns (PE), aos 12 de maio de 1963, filho primogênito de José de Vasconcelos Pontes e Marlene Gomes de Vasconcelos de uma família de seis irmãos. Antes de tomar posse como bispo titular na Diocese de Sobral em 29 de agosto de 2015, Dom Vasconcelos foi nomeado pelo Santo Padre, Papa Emérito Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza no dia 21 de março de 2012. A Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns data do dia 11 de junho de 2012. Dom Vasconcelos foi apresentado à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar em 6 de julho de 2012.

A ordenação diaconal de Dom Vasconcelos foi em 19 de agosto de 1989, domingo da Assunção de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Águas Belas –PE e aos 09 de dezembro de 1989, foi ordenado presbítero, pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma na Igreja matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde fora batizado. “Todo bispo, todo padre, antes de ser padre e antes de ser bispo deve ser diácono e, uma vez diácono, deve sê-lo a vida inteira. Diácono significa servidor. Quem não vive para servir, não serve para viver”, ressalta.

Sua formação superior teve início em 1984 quando foi enviado para o Seminário Regional Nordeste II e iniciou o curso de filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER. No ano seguinte, foi enviado por seu bispo diocesano Dom Tiago Postma para o Seminário Diocesano de Guarulhos (SP). Concluiu o curso de filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo em 1988. Em 2008, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, obteve o diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Atestado de Qualificação em Formação Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

%d blogueiros gostam disto: