I Encontro do Terço dos Homens supera expectativas e atrai público de outras Dioceses

Movimento reúne semanalmente cerca de 3.500 homens de todas as idades para pedirem a intercessão de Nossa Senhora sobre suas vidas e de suas famílias

Difundido por toda a Diocese de Sobral, o Movimento do Terço dos Homens da Mãe Rainha reúne semanalmente cerca de 3.500 homens de todas as idades para pedirem a intercessão de Nossa Senhora sobre suas vidas e de suas famílias. O movimento promoveu o I Encontro Diocesano do Terço dos Homens no domingo, 6, e superou as expectativas atraindo um público superior a 2 mil pessoas de toda a Diocese, além de Itapipoca e Tianguá. A expectativa é de que ainda este ano seja realizada uma romaria organizada pelo Terço dos Homens. Também será fortalecido o Terço das Mulheres nas paróquias.

O tema geral foi “Terço dos Homens: Compromisso com o Evangelho, ação e a fé” com uma programação a partir das 8h que contemplou acolhida e carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Sinhá Sabóia em direção ao Ginásio Poliesportivo. Houve ainda palestra com o tema do Terço dos Homens, momento formativo sobre o manual próprio, adoração ao Santíssimo Sacramento, ofício e louvores a Maria e Oração do Santo Terço. A Santa Missa foi presidida por Dom Vasconcelos no Santuário da Mãe Rainha.

“Grande é a alegria de nos reunirmos nesta montanha sagrada aos pés de Jesus e Maria. Ficamos felizes em contemplar homens de todas as paróquias e regiões episcopais. Homens de todas as classes sociais e de todas as idades”, destaca Dom Vasconcelos durante santa missa concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, Pe. Jocélio Medeiros (Santuário da Mãe Rainha e terço dos homens), Administrador da Área Pastoral do Jordão, Pe. Francisco de Assis Neto, Pároco de Acaraú, Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento. “Dia de adoração, rezar o terço, ouvir boa reflexão, caminhar com Maria e com ela participar do mistério de Cristo na Santa missa – como Maria estava de pé aos pés da cruz, está aqui. É belo contemplar os devotos de Nossa Senhora”, completa.

O volume de público superou as expectativas, de acordo com o reitor do Santuário da Mãe Rainha e diretor espiritual do terço dos homens, Pe. Jocélio Mendes Medeiros. “Os homens do terço se sentem motivados, acolhidos por saber que a Igreja está com eles”, avalia. O sacerdote disse ainda que o encontro, que deverá ser realizado anualmente no mês de maio, certamente irá motivar outros homens a conhecerem a espiritualidade do movimento e mais famílias poderão ser transformadas. “Para mim é uma alegria muito grande fazer parte do movimento como diretor espiritual. Conheço muitos relatos de conversões depois que conheceram o terço dos homens”, garante

“O objetivo é cada vez mais unir os homens do terço, atrair novos participantes e restaurar as famílias. Os homens são conhecidos como os romeiros de Maria”, ressalta o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Antônio de Pádua Maranhão. Ele explica que a coordenação diocesana tem a função de promover visitas paroquiais com a organização de coordenadores setoriais.

Pentecostes

Finalizando o tempo de Páscoa, os cristãos já se preparam para celebrar a ascensão do Senhor e Pentecostes. “Jesus está dando suas últimas coordenadas antes de subir ao Céu. Ele vai subir para o Pai e vem dizer o que quer da Igreja: Deus dá um novo mandamento”, destaca Dom Vasconcelos. O amor é este novo mandamento. “Os dez mandamentos nos santificam e Jesus os resumiu em dois: amar a Deus de todo o coração e acima de tudo e de todos e amar o próximo como a si mesmo. Mas talvez não seja suficiente dizer apenas amar o próximo, mas amar como Jesus nos amou”. É preciso permanecer no amor.

Mudança de vida

Tadeu Carvalho, 69, aposentado

Há 14 anos, o aposentado Tadeu Carvalho, 69, participa do Terço dos Homens a convite de um amigo. Ele destaca que já era devoto de Nossa Senhora antes de fazer parte do movimento, mas ao longo deste tempo ele disse ter visto muitas vidas serem transformadas. “Muda a vida das pessoas, resgata famílias. Os que acharem que não, estão enganados”, destaca. Tadeu recorda que um homem chegou embriagado para a oração do terço e já na terceira semana teve uma experiência com Deus e decidiu não mais beber. Ele disse já ter alcançado muitas graças pela intercessão da Virgem Maria.

Maternidade de Maria

Jacó Mendes, 45, mototaxista

e Pedro Rian, 12, estudante

Evangélico, o mototaxista Jacó Mendes, 45, não havia experimentado a maternidade de Maria. Convidado por um amigo, ele começou a participar do Terço dos Homens e há três meses vai fielmente com o filho Pedro Rian, 12. “Eu era evangélico e sentia um vazio no meu coração. Hoje eu tenho pai e mãe e meu filho tem vovô e vovó. Faltava o amor de uma mãe para me acolher”, ressalta. Pedro Rian diz gostar de participar do movimento. “Eu gosto do terço dos homens porque está me dando bons ensinamentos e me levando para o caminho de Deus”, explica.

%d blogueiros gostam disto: