Inaugurada a 130ª unidade da Fazenda da Esperança, em Pernambuco

Comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos foi inaugurada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE, a 18 km de Recife. Evento contou com a participação de voluntários e acolhidos da Fazenda São Bento, em Sobral

A Fazenda da Esperança inaugurou, no dia 1° de março, sua 130ª unidade, no município de Jaboatão dos Guararapes-PE, a 18km de Recife. A instalação da Fazenda Padre Antônio Henrique, nome dado à unidade, foi uma iniciativa de Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, responsável também pela instalação da Fazenda da Esperança São Bento quando bispo da Diocese de Sobral, no período de 2005 a 2010. Uma caravana de voluntários e acolhidos da comunidade terapêutica em Sobral viajou até o local para prestigiar o momento.

Carregando uma faixa com palavras de congratulação e com músicas, a caravana da Fazenda de Sobral, comandada pelo diretor espiritual da unidade, padre Ítalo Arcanjo, surpreendeu o arcebispo de Olinda e Recife bem como a todos os presentes na solenidade.

“Viajar para a inauguração da Fazenda Padre Antônio Henrique foi uma verdadeira peregrinação porque cada unidade da Fazenda é um santuário onde nascem homens e mulheres novos pela experiência do Evangelho. Participar desse momento é também recordar a nossa história, uma vez que este ano celebramos os 10 anos da Fazenda São Bento, que teve como fundador nosso querido Dom Fernando”, destaca padre Ítalo. Ele agradeceu a calorosa acolhida do arcebispo, dos missionários da Fazenda, da Obra de Maria, dos padres Dehonianos e do seminarista João Batista Oliveira.

Ao final do dia, o arcebispo convidou a caravana de Sobral a participar de uma celebração eucarística presidida por ele. Em seguida, ofereceu um jantar para todos os peregrinos, ao som de sanfoneiros que tocaram músicas nordestinas.

Inauguração

“Considero a abertura dessa fazenda algo de grande importância porque a droga tem sido uma cruz para as famílias e é uma forma que a Igreja tem de mostrar solidariedade, de estar junto das famílias que estão sofrendo, oferecendo essa oportunidade de recuperação. Fico feliz de poder inaugurar essa unidade hoje aqui na Arquidiocese de Olinda e Recife e estou tendo pela segunda vez essa graça de poder dar essa contribuição à sociedade, como em Sobral”, destacou Dom Fernando.

A inauguração foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais e membros do clero arquidiocesano, além de representantes de comunidades e de movimentos católicos e por paroquianos das paróquias de Jaboatão e região. A solenidade teve início com uma bênção, presidida por Dom Fernando Saburido e a exibição de um vídeo que apresentou todos os esforços e articulações realizados pela Arquidiocese de Olinda e Recife para concretizar a construção da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique.

A obra foi entregue parcialmente, visto que ainda falta arrecadar recursos para finalizar a construção. Desde janeiro de 2017, a construção vem sendo conduzida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com o apoio solidário de empresários e de doações de todo tipo vindas da comunidade: mão de obra, materiais, serviços e dinheiro. Até o momento, foram arrecadados e gastos três milhões, e a expectativa da Arquidiocese é de mobilizar a população para arrecadar um milhão de reais para concluir as instalações da comunidade terapêutica em Jaboatão.

A Fazenda Padre Antônio Henrique já possui três casas finalizadas, com capacidade para acolher 14 recuperandos e um refeitório com espaço de convivência. O projeto original da unidade de Jaboatão prevê a construção de mais duas casas, uma capela, quadra esportiva e toda infraestrutura de pavimentação, ainda sem prazo determinado.

Presente à cerimônia de inauguração, o presidente da Fazenda da Esperança, padre Luiz Menezes, disse que as unidades previstas para serem inauguradas nos próximos meses serão no Estado do Amapá, e nos países do Chile, México e Paraguai. “Nós vamos onde somos chamados pela Igreja e a aqui em Jaboatão a Fazenda da Esperança nasceu do arcebispo Dom Fernando Saburido que já a tem no coração pela experiência promissora e frutuosa que levar a Fazenda da Esperança a Sobral”, destacou padre Luiz.

10 anos da Fazenda São Bento

Comemorar a abertura de uma nova fazenda graças à iniciativa de Dom Fernando Saburido é também comemorar a abertura da Fazenda da Esperança São Bento, instalada em Patriarca, distrito de Sobral. Esse ano, a unidade completa 10 anos atuando na recuperação de homens com dependência química em Sobral e na região Norte do Estado. Mais de 600 homens já passaram pela comunidade terapêutica, que atualmente acolhe cerca de 50 homens, jovens na sua maioria. (Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife)

%d blogueiros gostam disto: