Questão de número, gênero e grau

Comemora-se neste sábado, 30, o Dia Nacional da Mulher, em homenagem à data de nascimento da enfermeira e líder feminista Jerônima Mesquita (1880-1972). Novamente venho sugerir mais questionamento sobre o papel da mulher na política e sua maior presença nela. E, de modo especial, na política local.

Segundo o Censo 2010, Sobral tem 188.233 habitantes, dos quais 91.462 são homens e 96.771 são mulheres, e atualmente possui 130.770 eleitores. Unidas, as mulheres poderiam até eleger prefeito e vários vereadores. É Questão de número.

As palavras bancada, política, Câmara e mulher são do gênero feminino. Mas na bancada política da Câmara local só há duas mulheres. A maioria é masculina. Prova incontestável da falta de união delas em Sobral. É Questão de gênero.

Por último, detecta-se que falta às sobralenses a conscientização do seu potencial. É Questão de grau.

Portanto, resolvida a  questão de grau (de conscientização), as demais estarão resolvidas. E, seguramente, as mulheres se farão mais presentes no poder local. Pensem nisso!

******

COACHING: Ana Paula Bastos é novo destaque em palestras na região

scccs

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…”. É o que diz Timothy Gallwey, um dos precursores do Coaching.

Segundo o site “Origem da Palavra”, COACHING vem do Húngaro KOCSI SZEKÉR, “coche, carro de Kocs”, cidade onde pela primeira vez foram feitos veículos com suspensão de mola, no século XIV. Em Inglês, COACH (que também designa um carro ou vagão) foi usado para “treinador, tutor”, pela metáfora de que ele leva seus discípulos ao longo de uma estrada.

Tendo surgido no meio esportivo na década de 1970 nos Estados Unidos, inicialmente o Coaching era utilizado por alguns treinadores de tênis ou esqui, a fim de motivar seus atletas. Com o rápido sucesso, essa técnica se expandiu para executivos praticantes daqueles jogos e, depois, para o público em geral dos demais países. Atualmente, o Coaching tornou-se a profissão do momento e oferece amplo mercado de trabalho e boa rentabilidade.

No Brasil, existem muitas instituições sérias de formação desses profissionais. Delas têm saído Coach (quem atua em Coaching; instrutor) de excelente qualidade, o que sido aprovação por grande número de “coachee” (treinando, cliente). Exemplo disso é Ana Paula Bastos Paiva (foto), que já é grande destaque na região, razão pela qual vem sendo muito requisitada para ministrar cursos e proferir palestras.

Pedagoga de formação universitária, Ana Paula Bastos já trabalhou na área educacional por 18 anos como Professora, Coordenadora Pedagógica e Formadora de Professores. Como educadora, participou de projetos nos municípios de Sobral, Forquilha, Camocim, Fortaleza.

Em 2012, especializou-se na Sociedade Brasileira de Coaching em Fortaleza (CE). Além de Personal Coach desde 2015, em 2016 passou a atuar como Líder Coach, dando início ao Projeto Vida Próspera. Através dele, atende turmas de mulheres que visam à transformação pessoal.

Segundo Ana Paula, inicialmente o projeto era destinado ao nicho financeiro, mas logo foi se definindo um público seleto voltado para os anseios femininos. “Ajudo mulheres ousadas a desenvolver independência emocional e administrar seu poder pessoal para, com isso, gerarem transformações positivas em suas vidas”, diz a Coach.

Como Personal Coach, Ana Paula tem coachees (clientes) no município de Irauçuba; como Líder Coach faz um trabalho em Sobral, consolidando esse projeto piloto. “Tenho intenção de expandir em breve para outros municípios devido ao sucesso das primeiras turmas”, garante ela.

Na opinião da Professora Iria Moretz-Sohn, Ana Paula é uma excelente Coach, estudiosa na arte de como viver e conviver dentro do contexto social. “Ela vem crescendo bastante devido à sua desenvoltura profissional e, sobretudo, ao seu lado humana. É uma pessoa encantadora“, afirma Iria.

Ana Paula Bastos Paiva estará proferindo a palestra “Mulher Moderna e seus Poderes”, no dia 20 de maio (sexta-feira), às 19h, no Auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral.

CONTATOS COM ANA PAULA BASTOS PAIVA:

E-mail: anapaula.bp@hotmail.com

Fones: (88) 99272-6374 (whatsApp) // (88) 9689-2212

 

*****

Dia do Trabalhador?

Etimologicamente, o vocábulo trabalho origina-se do latim “TRIPALIUM“, podendo ter variado para “TREPALIUM“, desenvolvendo, mais tarde, o infinitivo “TRIPALIARE“, “TRAPALIARE“. O “TRIPALIUM” (literalmente três paus) era um instrumento utilizado por agricultores para debulhar o trigo e o milho, sendo também instrumento de tortura, suplício.

Enquanto isso…

Assim sendo, só está faltando a sua aplicação a algumas categorias (professores, bancários, militares, profissionais da saúde, aposentados, etc.). Ou seja, só está faltando serem golpeados pelo antigo tripalium. Enquanto isso, patrões, incluindo governos, se refestelam nos lucros estratosféricos ou na dinheirama oriunda dos inúmeros e elevados impostos.

Débito antigo

A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza começa neste sábado, 30, e irá até 20 de maio, conforme o Ministério da Saúde. É dia de nos lembrarmos daqueles (hoje idosos) que nos carregaram no colo para tomar gotinhas salvadoras.  Também serão contemplados crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

 Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)

Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e a música de qualidade. Destaque: entrevista com a Coah e palestrante Ana Paula Paiva Bastos. Ligue e participe 3611-1550 // 3611-2496.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

www.artemisiodacostablogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: