Seminário de Filosofia da Diocese de Sobral terá abertura na Festa da Misericórdia

Solenidade contará com santa missa solene presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos no domingo da Misericórdia, 8 de abril, às 10h, seguida por almoço festivo de confraternização entre seminaristas e sacerdotes

A solenidade de abertura e oficialização do decreto de criação do Seminário Filosófico São João Paulo II da Diocese de Sobral será celebrada na Festa da Divina Misericórdia, no próximo domingo, 8, a partir das 10h. A programação contará com santa missa presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos seguida por almoço festivo com a presença dos seminaristas e de sacerdotes.

O Seminário dedicado a São João Paulo II contempla a formação de 10 seminaristas dos dois primeiros anos do curso de filosofia. A Diocese conta ainda com o Seminário São José que acolhe 14 seminaristas no propedêutico. “É desejo do nosso bispo que os seminaristas estejam mais próximos à Diocese e possam conviver entre si, com as pastorais e com os sacerdotes. A presença deles nas celebrações da Diocese têm despertado e suscitado novas vocações”, ressalta o reitor do seminário filosófico, Pe. Ítalo Arcanjo. O sacerdote lembra que até o ano passado toda a formação em filosofia dos futuros sacerdotes da Diocese de Sobral era realizada em Fortaleza.

Os seminaristas estão residindo inicialmente nas instalações do Centro de Treinamento (Cetreso) preparando-se para a solenidade de abertura do seminário. Pe. Ítalo ressalta que a formação dos seminaristas na própria Diocese de Sobral os tornará mais próximos das realidades pastorais locais e poderão ser testemunho vocacional ao estarem presentes nas paróquias. Além disso, estarão mais próximos ao clero para vivenciar o estilo pastoral diocesano e serão úteis no atendimento dessas realidades pastorais.

O reitor ressalta ainda que a grade de formação do curso de Filosofia da Universidade Vale do Acaraú (UVA) é muito semelhante à grade da Faculdade Católica de Fortaleza. “Estão contempladas todas as disciplinas no currículo da UVA. Além disso, teremos uma complementação da formação no próprio seminário”, garante. O nome do seminário será em homenagem a São João Paulo II. Haverá missa em memória dos 13 anos de seu falecimento no dia 2 de abril.

Para Pe. Ítalo Arcanjo, atuar como reitor do seminário é uma renovação vocacional. “Acompanhar a formação dos sacerdotes renova o meu chamado. É sempre um sentimento de aprendizagem, de fraternidade sacerdotal e de me comprometer com a missão dada por Jesus. Aprendo muito com esse ofício”, garante.

%d blogueiros gostam disto: