Mestrado UFC em Engenharia Mecânica

Até 28 de dezembro ficam abertas inscrições para o processo seletivo do mestrado em Engenharia Mecânica – turma 2018, da Universidade Federal do Ceará. São ofertadas 14 vagas, nas seguintes linhas de pesquisa: Energia Solar, Energia Eólica e Biomassa e Biocombustíveis.

Conforme o Edital nº 1/2017, poderão inscrever-se candidatos diplomados em cursos de graduação em Engenharia Mecânica, ou áreas afins, em instituições de ensino superior (IES) devidamente credenciadas pelo Conselho Nacional de Educação.

Segurança estrutural da Igreja do Céu

        Laboratório de Engenharia Civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realiza estudo referente à avaliação da segurança estrutural na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Viçosa do Ceará.

      Trata-se de um trabalho efetuado em construções de grande valor histórico, para além dos seus componentes artísticos e monumentais. A atividade é grande importância para análise, preservação e monitoramento da conhecida Igreja do Céu, que foi inaugurada em 1938.

 

Cearense é mais jovem doutora do Brasil

Foto-Divulgação.

Desde a infância, Bruna Mara Machado Ribeiro sempre teve interesse pelos estudos

A cearense Bruna Mara Machado Ribeiro superou o recorde brasileiro de “mais jovem doutora do país”, marca oficializada em 2017 pelo RankBrasil. Ela concluiu Doutorado em Farmacologia em 17 de junho de 2015, com 26 anos, nove meses e cinco dias.

Bruna é professora de Embriologia, Histologia e Farmacologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, tutora do Programa Mais Médicos do Governo Federal e sócia da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento).

 

Projeto “A Escola vai ao Cinema” em Sobral

O projeto “A Escola vai ao Cinema” levou ao Cine Renato Aragão, na cidade de Sobral, no dia 23 de novembro, estudantes das escolas Padre Palhano e Maria José Santos Ferreira Gomes, que assistiram à animação brasileira “Amor e fúria”, dirigida pelo cineasta Luiz Bolognesi.

A 9ª edição do projeto teve início em outubro e até agora já promoveu 23 sessões, contemplando 903 alunos. As atividades são desenvolvidas pelo Instituto CDL e a Rede Pinheiro Supermercados em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação.

 

Abertura do XI Encontro Mestres do Mundo

Reunindo mais de 50 mestres e mestras da cultura do Ceará, o XI Encontro Mestres do Mundo acontece até sábado, 2 de dezembro, em Limoeiro do Norte e cidades vizinhas. Durante os quatro dias acontecem oficinas com o mote “Saber dos Encantados”.

A programação de abertura, no dia 29 de novembro, teve início com um grande cortejo nas ruas de Limoeiro. Os participantes foram recebidos pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano do Santos Piúba, e o superintendente do Iphan, Otacílio Macedo.

Dica da Coluna

 

Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br). Cultura, educação, política e utilidade pública.

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: