Primeira parcela do 13º dos aposentados

Aposentados e pensionistas receberão, a partir de agosto, a primeira parcela do abono anual conhecido como 13º salário. O depósito será feito na folha mensal de pagamentos do INSS, entre 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Benefícios 2018.
Terão direito à primeira parcela 30 milhões de benefícios. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente será cobrado em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.

Concurso com 312 vagas em Sobral
A Prefeitura de Sobral está com inscrições abertas para concurso público com 312 vagas e cadastro de reserva para os cargos de professor e orientador educacional. Os interessados devem realizar as inscrições, por meio de formulário eletrônico, até dia 24 de agosto.
A prova objetiva para todos os cargos será aplicada dia 16 de setembro. Das 312 vagas, 50 são para o cargo de orientador educacional, destinadas a bacharéis em Psicologia; e 262 vagas para os cargos de professor de Educação Infantil e professor de Ensino Fundamental.

Curso Laboratório de Gestão Cultural
Divulgação

• Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba
Curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural teve início no dia 3 de agosto, com aula inaugural do Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.
Fabiano Piúba apresentou uma retrospectiva das políticas culturais do Ceará. Também abordou os diferentes contextos governamentais e a construção de projetos partilhados com a sociedade civil; a legislação vigente, a relação entre identidade e políticas culturais.

Unidade de Acolhimento Laert Melo
Foi inaugurada, na noite de 27 de julho, a Unidade de Acolhimento José Laert Fernandes Melo, primeiro equipamento no segmento a ser implantado no interior do Estado do Ceará. Dos 184 municípios, apenas Fortaleza oferece o serviço.
Funcionando em período integral, a Unidade tem caráter residencial temporário (duração máxima de seis meses) e oferece acolhimento voluntário a dependentes químicos em situação de vulnerabilidade e risco social, maiores de 18 anos de idade, com oferta de 15 vagas.

Incentivo à ética e à convivência cidadã
Agosto é o último mês para escolas públicas e particulares de todo o país participarem da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com o tema “Ser honesto é legal!”.
A data limite para entrega dos trabalhos é 31 de agosto. A iniciativa visa despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br). Cultura, educação, política e utilidade pública.

%d blogueiros gostam disto: