Clero de Sobral terá encontro de Formação Permanente

Sacerdotes participarão do entre a segunda-feira, 9, a partir de 12h, até a quinta-feira, 12 de julho no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso)

A Diocese de Sobral promoverá encontro anual de Formação Permanente do Clero, com o tema “Presbítero: Discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e o lema “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães”… (Atos 20,28). O encontro será realizado entre a segunda-feira, 9, a partir de 12h, até a quinta-feira, 12 de julho no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso).

Segundo o representante do Clero, Pe. Marcos Uchôa, em mensagem enviada aos sacerdotes, o encontro é destinado a todos os padres da Diocese de Sobral, os estagiários e o bispo diocesano. O objetivo é “ajudar o presbítero, que tanto cuida dos outros, a estar mais atento sobre sua saúde integral. Esta proposta já havia sido discutida nas reuniões do clero como continuidade das reflexões do tema do ano passado sobre o Sofrimento Psíquico dos Presbíteros”, ressalta a nota. 

O objetivo é refletir sobre o cuidado aos presbíteros, segundo Pe. Marcos Uchôa. “Queremos refletir sobre a importância do discipulado na vida do padre e ao mesmo tempo como esse ser humano tão importante quanto os demais irmãos e irmãs batizados na obra do Reino precisa também ser cuidado e protegido. Segundo nosso último Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP), mais do que nunca essa temática do cuidado aos cuidadores deverá ser uma constante em todos os presbitérios do Brasil, a fim de que os homens de Deus, não obstante suas fragilidades possam ser cada vez mais pastores segundo o Coração de Deus”, destaca.

O assessor da formação será o Pe. Jésus Benedito dos Santos, doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), docente em Ensino Superior (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). É professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre, pároco em Estiva / MG  e presta assessorias às dioceses e regionais  pelo  Brasil.

%d blogueiros gostam disto: