LIVRO JUBILAR – UVA

“Será um jubileu para vós, o quinquagésimo ano”. É o que lemos em Levítico 25,11. Cinquenta anos. Pouco tempo? Cada um pode mensurar. Em 23/10/18, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), nascida em berço católico, no vetusto Casarão da Betânia, antigo Seminário São José de Sobral, celebrou 50 anos, seu primeiro Jubileu.
Na quarta-feira, dia 13/02, acontecerá, no Theatro São João, em Sobral, o lançamento do livro-álbum “Cinquentenário da Universidade Estadual Vale do Acaraú: 1968/2018”, das Edições UVA, 172 páginas, organizado pelas professoras Giovana Saboya e Izabelle Mont’Alverne. Pela qualidade material e de conteúdo e, ainda pela quantidade, 400 exemplares, é livro para bibliófilo. Tive a honra de participar da comissão organizadora, coordenada pela professora Giovana Saboya, na companhia dos colegas Izabelle Mont’Alverne, Dênis Melo, Gabriel de Assis, Edison Andrade, Raimundo Nonato de Sousa e Carlos Augusto Pereira.
Com prefácio do Reitor Fabianno Cavalcante e apresentação do Prefeito Ivo Gomes, o livro contém mensagens de diversas autoridades, com destaque ao Governador Camilo Santana, à Vice-Governadora Izolda Cela, ao Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos que escreve belo artigo mostrando o “Ensino Superior em Sobral e a Diocese”, destacando que a UVA como “filha amada” da Diocese de Sobral, parceira e amiga da Universidade; preito de reconhecimento de Ciro Gomes; Cid Gomes; Pe. José Linhares; Clodoveu Arruda; Mons. João Batista Frota, para citar alguns dos articulistas.
A história de Sobral perfila nas páginas de “Cinquentenário da Universidade Estadual Vale do Acaraú: 1968/2018”. Com muita habilidade, a coordenadora relacionou textos do Mons. Sadoc de Araújo, fundador da UVA e primeiro reitor; do Mons. Valdery Rocha, primeiro vice-reitor; do Dr. Luciano Arruda, que elaborou o projeto de lei de criação da Universidade; do reitor Teodoro Soares; de seus vice-reitores Evaristo Linhares e Gregório Maranguape; da primeira coordenadora das Edições UVA, Norma Soares e da atual coordenadora, Socorro Dias. Também temos capítulos específicos sobre os reitorados do Pe. Sadoc de Araújo e Prof. Teodoro Soares; os capítulos testemunhos do Reitorado do Prof. Colaço Martins e Vice-Reitorado da Profa. Palmira Soares e sua interinidade na Reitoria; do Reitorado do Prof. Fabianno Cavalcante e Vice-Reitorado da Profa. Izabelle Mont’Alverne, até se chegar à UVA Cinquentenária, com os conselhos universitários, pró-reitorias, centros e cursos, títulos honoríficos e acadêmicos. Unidade especial é dedicada aos Institutos IVA, IDECC, Dom José, IADE, grandes parceiros no crescimento da UVA.
Destacam-se também as ações do Museu Dom José que, por vários anos, contou com a direção da coordenadora da edição, Giovana Saboya, os depoimentos da diretora financeira, Germelina Parente, do procurador jurídico, Emmanuel Pinto Carneiro, da ouvidora Ebe Pimentel, da diretora do DRH, Noeme Solon, dos Professores Valdeci Vasconcelos, Timbó Braga, Pe. Jairo Linhares, capelão, encerrando-se com a bela “Exaltação à UVA”, da saudosa professora Norma Soares.
Finalizando, resta apresentar solenes e sonoros parabéns à Universidade e a esta obra, com todos seus participantes, colaboradores e financiadores.

%d blogueiros gostam disto: