Abril começa com chuvas intensas e registros em 150 municípios do Ceará

Informações indicam uma tendência de continuidade das chuvas para os próximos dias, até mesmo para as duas semanas se o cenário não mudar

O mês de abril começou com fortes chuvas distribuídas em todas as regiões do Ceará. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há registros em 150 municípios. As maiores precipitações foram registradas na macrorregião do Cariri. Em Caririaçu, maior precipitação no intervalo entre as 7h do domingo (1º) e as 7h da segunda-feira (2), o volume foi de 134 milímetros, o que corresponde à quarta maior chuva de 2018. A Funceme registrou chuvas em, pelo menos, 125 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h da segunda-feira (2) e as 7h da terça-feira (3).

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz, as condições meteorológicas observadas neste momento são positivas. “As informações indicam uma tendência de continuidade das chuvas para os próximos dias, até mesmo para as duas semanas se o cenário não mudar”, explica.

Em Várzea Alegre, três postos registraram chuvas fortes: Riacho Verde (114 mm), Sede (105,6 mm) e Boa Vista (104 mm). Outros grandes acumulados do Cariri aconteceram em Granjeiro, com também três postos registrando 112,2 mm, 110 mm e 109 mm.

Sob a influência dos dois sistemas indutores de chuvas – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) –, O Ceará vem registrando, diariamente, precipitações em cerca de 100 municípios.

As maiores precipitações entre a segunda-feira e a terça-feira aconteceram em Granja (92 mm), Barro (76,4 mm), Independência (58,4 mm), Martinópole (53 mm) e Mombaça (52 mm). No intervalo de 24 horas, todas as macrorregiões receberam chuvas.

O Ceará esteve sob influência de dois sistemas meteorológicos indutores de precipitações: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um Cavado de Altos Níveis (CAN), cujo centro está localizado na costa leste da região Nordeste.

%d blogueiros gostam disto: