Biblioteca Municipal Lustosa da Costa faz parte da rede nacional de bibliotecas

A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, de Sobral, foi selecionada para participar do programa nacional Conecta Biblioteca

A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa de Sobral foi selecionada para participar do programa Conecta Biblioteca, que visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas. Entre as ações do programa, a diretora, Ana Linhares, participou do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. De acordo com Ana Linhares, o programa contribui para aproximar a comunidade, da biblioteca, atraindo novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Capacitação

Ainda segundo a diretora, “o programa também oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e a distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos”, explica.

Seleção

Em todo o Brasil, foram selecionadas 108 bibliotecas públicas, entre as 272 inscritas, para participar do programa Conecta Biblioteca, este ano. Além de Sobral, outras quatro, no Ceará, também foram selecionadas para o programa: Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto (Iguatu), Biblioteca Pública Municipal Professor Almino Gabriel Viana (Várzea Alegre), Biblioteca Pública Municipal Poeta Manoel Nicodemos Araújo (Acaraú) e Biblioteca Pública Municipal Padre Agostinho Mascarenhas (Barbalha).

Estrutura

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca é promovido pela ONG Recode e Caravan Studios, com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Livros

Instalado às margens do Rio Acaraú, dentro do Sítio Histórico de Sobral, o prédio possui um acervo de obras variadas, entre literatura brasileira e norte americana, literatura infantojuvenil, livros técnicos, entre outros. O espaço também dispõe de computadores para pesquisas na internet e wifi. A Biblioteca Lustosa da Costa está localizada na Tv. Adriano Dias, 140, na Margem Esquerda, no Centro da Cidade. Mais informações pelo número (88) 3611-2537.

%d blogueiros gostam disto: