Bispos discutem eleições municipais e crise hídrica no nordeste

huBispos reunidos na 54ª Assembleia / Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

Na quinta-feira, 7, durante toda a manhã, os trabalhos da 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil ficaram centrados no esforço para o aprofundamento do tema central deste ano: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e Luz do mundo” (cf. Mt 5, 13-14).

Este tema já vem sendo refletido, há vários anos, em diversas instâncias da Igreja: comunidades, paróquias e dioceses. O texto que os bispos têm em mãos nesses dias busca retomar e aprofundar o papel e a participação dos leigos e leigas.

Declaração Oficial: situação hídrica e energética do Nordeste

Os bispos começaram os trabalhos fazendo uma declaração oficial da Conferência em relação à uma realidade bastante grave: a situação hídrica e energética do nordeste brasileiro. O processo de aprovação do texto requer várias oportunidades de debates, correções e inserções de novas sugestões.

Nota Oficial: Eleições Municipais

Após a constituição da Comissão de Trabalho, os bispos iniciaram, à tarde, o debate sobre os termos de uma “Nota Oficial” sobre as eleições municipais deste ano.

Projeto Pensando o Brasil

Na sessão das 18h, em trabalho de grupo, os bispos continuaram a reflexão sobre o projeto “Pensando o Brasil” que se estende a outras questões além das eleições. A reforma política, por exemplo, é um dos assuntos do projeto.

Da Redação, com CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: