Confraternização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Meruoca

No último domingo, 18, houve a confraternização dos agentes de pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Meruoca. Na ocasião um dos representantes do Conselho da Paróquia, proferiu o seguinte discurso.

Discurso proferido na confraternização da Paróquia:

Hoje aqui nos reunimos como Povo de Deus, como comunidade paroquial, como irmãos que se unem e fazem acontecer a Missão da Igreja nos mais diversos trabalhos pastorais e nas mais diversas comunidades. Estamos aqui para festejar aquilo que conseguimos realizar pela graça de Deus. Estamos aqui para nos confraternizarmos. A própria palavra “confraternizar” já diz muito, significa “unir como irmãos”.

Nesse período de fim de ano, muitas empresas reúnem seus funcionários para realizar suas confraternizações, mas a nossa de hoje é diferente, pois não somos funcionários de uma empresa. Somos operários de uma missão. Somos trabalhadores da vinha do Senhor.

Enquanto os funcionários das empresas festejam seus feitos e realizações do ano, nós podemos dizer que nada fizemos. Quem fez foi Deus! O protagonista de tudo o que foi realizado na paróquia e nas comunidades foi o Espírito Santo. Nós fomos apenas instrumentos. E, se algo não deu certo, talvez seja porque não nos colocamos ao dispor de Deus. E também devemos levar em conta a nossa condição humana que não nos deixa chegar à perfeição de tudo o que fazemos.

Mas a verdade é que esse ano foi um ano de muitas graças em nossa paróquia. Nossas pastorais foram enriquecidas com formações; tivemos a investidura de novos ministros; o início da missão de comunidades carismáticas; percebemos a generosidade do nosso povo na reforma da igreja matriz, desde aqueles que deram grandes contribuições até o povo simples e humilde que ajudava com o que podia. Certo dia, uma senhora chegou dizendo que estava sem dinheiro, mas que queria fazer uma doação para a igreja. Então, ela doou uma capa de chapéu, dizendo: “essa é minha ajuda para a igreja”. Doações valiosas como essa fizeram com que a reforma fosse concluída. Tivemos, também, a realização do Centenário do Monsenhor Furtado, uma festa que marcou a todos nós. As festas das nossas comunidades tiveram expressiva participação do povo. Vimos as comunidades mobilizadas nas festas de padroeiro. Muitas localidades que não têm capela passaram a ser visitadas com missas e celebração da palavra e também contam com muita participação do povo. A festa de nossa padroeira foi muito bem participada e organizada. A festa do dia 08 parece ter ganhado um significado ainda mais profundo para nós.

Diante de tudo isso, percebemos que o Ano da Misericórdia foi um ano de graça em nossa paróquia. Por isso, hoje, festejamos e agradecemos a doação de cada um. A nossa paróquia é feita por homens e mulheres que ofertam suas vidas, doam seu tempo e se entregam de coração. Muitos dos agentes de pastoral, dirigentes de comunidades e coordenadores são pais e mães de família, que têm seus trabalhos, cuidam de casa e ainda encontram tempo e ânimo para trabalhar pelo Reino de Deus. Isso deve ser reconhecido.

Na última Assembleia Diocesana de Pastoral, o nosso bispo falava sobre a importância dos leigos na vida da Igreja. Ele dizia que “são pessoas que se doam, se entregam e que não conseguiriam imaginar suas vidas fora do serviço da Igreja”. É exatamente isso que percebemos em nossa paróquia: pessoas que já têm o serviço na Igreja como parte integrante de suas vidas. Isso é uma verdadeira riqueza!

Não podemos deixar de agradecer a motivação, o empenho e a dedicação do nosso pároco. O Padre João Paulo nos traz Aquele sem o qual nada poderíamos fazer: Jesus Cristo. É por Ele e para Ele que se voltam as finalidades dos nossos trabalhos pastorais.

Enfim, temos ainda muito o que fazer. Um novo ano chega com novos desafios, mas fica a nossa gratidão. Que todos nós possamos viver este tempo do Natal inseridos no grande mistério da Encarnação do Verbo, do Emanuel-Deus Conosco. Mais do que saúde, felicidade e prosperidade, queremos desejar Jesus Cristo na vida de cada um.

A todos os que formam a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Meruoca um Feliz e Santo Natal!

 

Ygor Leonardo – 9441 5210

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: