Estudantes revisam matérias e mantêm foco na reta final de preparação para o Enem

Provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro para os 5,5 milhões de inscritos confirmados no país; 328.561 são do Estado do Ceará. Horário de verão tem início no primeiro dia de prova

No domingo (4), mais de 5,5 milhões de estudantes estarão realizando as provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação que compõe o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Ceará contabilizou 328.561 inscritos, sendo o estado com o maior número de estudantes de escolas públicas, com a quantidade de 107.188 alunos que se inscreveram no certame. Na reta final de preparação é necessário trabalhar a ansiedade e revisar algumas matérias para conseguir a esperada entrada no mundo universitário. Também é preciso estar atento ao horário de verão. Os portões abrirão às 11h no horário local e fecharão às 12h.
Organização e foco são conceitos fundamentais para quem levou a sério os estudos referentes ao Enem. A estudante do 2º ano da Escola Luís Felipe, Abia Talita Pereira Sousa, 17 anos, preencheu todo o seu tempo livre com conteúdos de revisão. “Nos últimos dias revisei mais matemática, linguagem e códigos e alguns temas previstos para cair na redação. Olhei também conteúdos que mais caíram nos últimos anos, além de cronometrar o tempo para saber quanto tempo levo para responder cada questão”, revela ela.
A rotina de estudos também foi e continua sendo intensa para Letícia Magalhães Alves, 18 anos, estudante pré-universitária no cursinho preparatório do Colégio Luciano Feijão: “Acordo por volta das 6h da manhã para ir às aulas que começam 7h finalizando às 11h30min. Retorno para casa para o almoço e logo às 13h volto para a escola onde passo desde a tarde até 21h na biblioteca estudando. Durmo por volta de 23h depois de ter revisado o conteúdo estudado no dia”, enfatiza Letícia que almeja uma vaga no curso de medicina.
Tanto Abia Talita como Letícia abdicaram de saídas sociais para se dedicarem com mais concentração aos estudos de conteúdos para o Enem. Estratégias foram montadas: Abia Talita não abria mão de suas oito horas de sono diário e de seus 30 minutos com o celular. Letícia, no entanto, se atualizava sobre possíveis temas da redação lendo reportagens. Para não perderem a prova que tanto se prepararam e para não correrem o risco de atrasarem seus sonhos, deverão ficar atentas ao horário que vigorará no país a partir do dia 4.

Horário de Verão
Por conta das eleições, o horário de verão neste ano tem início mais tarde e começa a vigorar no primeiro dia das aplicações da prova do Enem. O horário que visa adiantar o relógio em uma hora com o objetivo final de economizar energia por conta da estação do ano que vivemos, na qual os dias são mais longos, deve receber atenção especial dos inscritos no exame para o horário de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova.
O horário de verão se estenderá até 17 de fevereiro de 2019. A região Nordeste não segue o horário de verão. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): os portões abrirão às 11h no horário local e fecharão às 12h. As provas começarão 12h30min e se encerrarão às 18h no primeiro dia e às 17h30min no segundo. Segundo Abia Talita: “Vou acordar cedo, fazer a primeira refeição, pegar um ônibus e chegar com tranquilidade a UFC (Universidade Federal do Ceará), onde farei a prova”. Letícia precisará se organizar para não perder o horário, visto que a escola onde fará a prova no município de Viçosa do Ceará é distante de sua casa.

%d blogueiros gostam disto: