Jantar beneficente ‘Sua Mão é abrigo’ arrecada fundos para Casa São Francisco

Evento será realizado no dia 16 de outubro no Buffet Dona Flor.
As atrações musicais são o cantor e compositor Izaías Luciano e o Coral infantil Universo da Música

A Comunidade Shalom de Sobral administra há 16 anos a Casa São Francisco, instituição que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social de 0 a 6 anos. Atualmente, 19 crianças são beneficiadas. Para ajudar na manutenção da Casa, a missão de Sobral realiza anualmente o evento ‘Sua Mão é Abrigo’, um jantar beneficente em prol da instituição cujo objetivo também é evangelizar. Neste ano o ‘Sua Mão é Abrigo’ acontecerá no dia 16 de outubro, no Buffet Dona Flor, Bairro Derby, a partir das 19h. Para animar a noite haverá show acústico do cantor Isaías Luciano, além de apresentações infantis. O jantar terá o valor de R$ 40,00 por pessoa.
“O objetivo é evangelizar e arrecadar recursos em prol das crianças da Casa São Francisco”, avalia Ricardo Santos, coordenador da promoção humana da Comunidade Shalom em Sobral. O jantar terá a presença da cofundadora da Comunidade Shalom, Maria Emmir Oquendo Nogueira. A programação cultural contará com voz e violão de Izaías Luciano, um dos grandes nomes da música católica brasileira. O cantor e compositor é autor de canções como Meu Doce Jesus, Eu Te Sou grato e Juventude livre. Haverá ainda apresentações das crianças do Universo da Música, leilão virtual e lojinhas com vendas de produtos como camisas.
Todos os anos o evento conta com o apoio de parceiros que se empenham em todos os detalhes da organização do jantar, desde a reserva do local até o fornecimento de todo o buffet. A Casa São Francisco tem sua renda advinda de doações e de um projeto conhecido como Benfeitores da Paz no qual pessoas se comprometem em ajudar mensalmente a Casa com algum valor financeiro ou com produtos.

Promoção humana
Desde a fundação da Casa em 1994, mais de 200 crianças já foram acolhidas. “A Comunidade Shalom é referência nas ações de promoção humana no Brasil”, garante Ricardo dos Santos. As crianças são encaminhadas para a Casa pelo Conselho Tutelar, pela 3ª Vara da Infância e Juventude e por Comarcas vizinhas para que sejam abrigadas provisoriamente.
Ricardo ressalta que há um acompanhamento das famílias das crianças para possibilitar o retorno. “O objetivo é o processo de retorno. Quando se esgotam todas as possibilidades de retorno, buscamos uma família substituta”, explica. As crianças permanecem na Casa até que as pendências sejam solucionadas e possam retornar para as suas casas ou, em casos de destituição de poder familiar, sejam colocadas em famílias substitutas através de adoção. O processo de cada criança demora cerca de 2 anos para ser concluído.
A Casa São Francisco foi fundada no dia 12 de setembro de 1994 por uma necessidade da cidade. Na época, não havia um local para onde pudessem ser encaminhadas as crianças que ficavam órfãs ou que estavam em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa foi da senhora Dora Lúcia Ferreira da Ponte, uma das fundadoras do Hospital Dr. Estevam Ponte, em parceria com o juiz de direito Raimundo Nonato Silva Santos. Após o falecimento dela, em 2002, o abrigo foi para Júri e passou a ser administrado pela Comunidade Católica Shalom.
“Antes da Casa São Francisco, as crianças eram deixadas em caixas nas portas das famílias ou nas portas dos hospitais. Também havia um alto índice de aborto. Dona Dora resolveu criar um abrigo para que as mães deixassem as crianças quando não quisessem ou não pudessem cuidar delas e assim elas pudessem ser levadas a uma família segura”, conta Ricardo.

Serviço
Sua Mão é Abrigo
Quando: 16 de outubro às 19h
Onde: Buffet Dona Flor (R. Iolanda P. C. Barreto, 295 – Derby Clube)
Ingressos: R$ 40 no abrigo São Francisco ou no Shalom Sobral
Informações: (88) 3611-5403

%d blogueiros gostam disto: