O filme “José, Bispo de Sobral” merece aplauso e apoio geral

reunião filme de Dom jOSÉ (1)

Um projeto de filmagem biográfica de Dom José Tupinambá da Frota, 1º bispo da Diocese de Sobral, criada em 1915, está em curso, levando em consideração toda a sua vida de inexcedível amor e dedicação ao seu berço natal e às portentosas, profícuas, benfeitoras, abundantes e abrangentes obras nas áreas da saúde, da educação, da cultura, dos meios de comunicação, do amparo aos doentes, aos mais pobres e mais carentes e de incentivos à Igreja, aos seus fiéis e diocesanos, ao ponto de ser considerado “a personalidade responsável pela recriação da cidade de Sobral.”

É louvável a iniciativa do professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Dr. Marcus Flávio Alexandre da Silva, do Curso de Ciências Sociais, com irrestrita adesão do professor José Antônio Sousa Oliveira, de produzir este filme, cujo projeto recebeu aprovação do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP).

O projeto em foco já foi apreciado, tendo recebido os merecidos estímulos e /ou auxilio financeiro dos seguintes órgãos ou entidades: Instituto de Apoio e Desenvolvimento Econômico (IADE/UVA); Diocese de Sobral; Seminário São José; Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC); Instituto Dom José(IDJ); Secretaria de Turismo e Cultura de Sobral; Deputado José Teodoro Soares; professores, Dr. Marcus Flávio Alexandre da Silva e José Antônio Sousa Oliveira. Dentre outros.

Já foi realizado um plano contendo as planilhas, orçamentos e o cronograma de execução que, necessitam ser atualizados.

A primeira parte dos trabalhos de pesquisa abrangendo pesquisa social, pesquisa bibliográfica, com participantes informadores, vídeografia, iconografia e entrevistas já se concretizou e, foram consultados vários jornais da época.

A última versão do roteiro ficcional do curta-metragem foi concluída. O roteiro está dividido em duas unidades dramáticas principais: a primeira, baseada em fatos reais e a segunda, criada pela imaginação do idealizador do projeto.

A Comissão esteve na Cúria Diocesana, quando se reuniu com Dom Vasconcelos e a Ecônoma da Diocese, Edna Chaves e outros assessores. Eles expuseram, com detalhes, os seus planos, colhendo, ao final, todo o apoio e incentivo do senhor Bispo e da Diocese.

Os idealizadores procuraram também o Jornal Correio da Semana solicitando desse publicidade, desse importante trabalho. Como o projeto tem um objetivo extraordinário, não só se prontifica, inteiramente, este jornal, como se coloca à disposição, dentro de sua área, para outras divulgações que se fizerem necessárias.

Mais do que isto, leva suas felicitações aos organizadores formulando votos de pleno êxito e incentiva o povo de Sobral a conhecer o referido projeto e contribuir para a concretização e realização deste sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: