Paróquia de Cristo Ressuscitado vive a dinâmica da evangelização

Células de Evangelização Paroquial são divididas em Célula Kerigmática (1ª fase), Célula Mistagógica (2ª fase), Célula Teofânica (3ª fase)

O tempo Pascal, período mais importante do ano litúrgico para os cristãos, representa um memorial da Ressurreição de Jesus e é seguido pela festa da Ascensão do Senhor e de Pentecostes. Na Paróquia do Cristo Ressuscitado, em Sobral, a Páscoa é tempo de celebrar. A festa do padroeiro foi comemorada entre os dias 1º e 8 de abril com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”. A dinâmica paróquia realiza além da Festa do Padroeiro, Seminários de Vidas no Espírito Santo, Semana do Pe. Ibiapina, Festa da Mãe Rainha, Semana da Família, Semana Missionária, REJUV – Evento de Carnaval e Chitão da Ressurreição.

A Paróquia é formada por cinco categorias: Células de Evangelização Paroquial, Movimentos, Comunidades Novas, Pastorais, Capelas/Santuários/ Grutas. As Células de Evangelização Paroquial são divididas em Célula Kerigmática (1ª fase), Célula Mistagógica (2ª fase), Célula Teofânica (3ª fase).

Os movimentos são ECC, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Infância e adolescência missionária, Movimento Eucarístico Jovem (MERJ), Santa Mônica. As Comunidades Novas são Vinho Novo, Vida Nova, São Paulo Apóstolo e Grupo Sagrada Família. As Pastorais são Liturgia  (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC, Leitores, Acólitos, Canto, Espaço Celebrativo), Pastoral da 1ª Eucaristia, Pastoral do Batismo, Pastoral da Crisma, Pastoral Familiar, Pastoral dos Noivos, Pastoral do Catecumenato, Pastoral da AIDS, Pascom e Pastoral do Dízimo.

As cinco Urgências estão todas funcionando com Setor Família e Setor Juventude, Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Comipa, Conselho de Evangelização (CE), Conselho de Acompanhadores Pessoais (CAP) e Conselho Administrativo. As Capelas/ Gruta/ Santuário são Santo Expedito  (capela), Mãe Rainha (Santuário) e Nossa Senhora Lourdes (gruta).

Histórico

A Igreja do Cristo Ressuscitado foi construída pelo Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo e inaugurada no dia 12 de abril de 1996 sob as bênçãos do então bispo diocesano Dom Walfrido Teixeira Vieira. Inicialmente pertencia à paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio Diocese de Sobral.  Na sequência segue a Portaria da criação da Paróquia.

“Sendo dever dos bispos promover e assegurar o bem espiritual dos fiéis confiados à sua solicitude pastoral e, levando em conta a vasta dimensão da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio de Sobral, depois de ouvido na forma Canon 515,92, de Código de Direito Canônico – o proceder do Conselho Presbiteral e do Pároco do Patrocínio, ei de bem criar, por esta Portaria, a Paróquia do Cristo Ressuscitado, desmembrada na sua totalidade, da Paróquia do Patrocínio e à dignidade da Igreja Matriz, a Capela do Cristo Ressuscitado, situada no Bairro da Coelce (Pe. Ibiapina), conferindo os mesmos direitos, privilégios e prerrogativas das outras matrizes deste bispado de Sobral”.

Território

A Paróquia do Cristo Ressuscitado se enquadra dentro dos seguintes Limites: Ao norte, limita-se com a Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro Terrenos Novos, iniciando no entroncamento da rodovia Sobral-Meruoca com os limites da Paróquia São Paulo Apóstolo, pelos quais segue até o fim da Serra do Rosário, logo após a estrada do Baracho-Sobral; Ao sul limita-se com a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, iniciando no entroncamento da linha férrea Sobral-Fortaleza com a rodovia BR222, seguido por esta até a estrada que passa por Trapiá e dá acesso ao Baracho; A leste, limita-se com a Paróquia do Patrocínio, iniciando no entroncamento da linha férrea com a Avenida John Sanford, seguindo por ela até o limite da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Meruoca-Ce.

Sobral é um município do Estado do Ceará. Com o PIB de R$ 1.964.743.009 é a quarta economia do estado, perdendo apenas para Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Com a população de 190.724 habitantes é a quinta cidade mais povoada do Estado sendo a segunda maior do interior, atrás apenas de Juazeiro do Norte, situada na região Metropolitana do Cariri. A cidade também é destaque nas exportações, sendo o único município do interior que compete com a capital a liderança nas exportações do Estado. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. O Sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1999. (Com informações da Pascom e do Pe. João Bosco Arruda Linhares).

Capelas

Santuário Santo Expedito

(Capela)

Mãe Rainha (Santuário)

Nossa Senhora De Lourdes

(Gruta)

Párocos/Vigários

Primeiro pároco: Pe. Francisco Sadoc de Araujo.

Padres auxiliares: Pe. Antonio Teixeira Gomes. Pe. Juscelino Pascal C. Monteiro.

Segundo pároco: Pe. João Bosco Arruda Linhares.

Padres auxiliares: Frei Paulo José de Castro (Pe. religioso agostiniano viveu uma experiência na Paróquia no ano de 2011) e Pe. Francisco Eufrásio P. Ribeiro.

Terceiro pároco: Pe. João Batista Nery de Abreu

Atual pároco: Pe. Francisco

Júnior Melo

%d blogueiros gostam disto: