Planetário de Sobral é reaberto com programação de espetáculos interativos

Exibições de espetáculos digitais científicos, educativos e de entretenimento são realizadas gratuitamente, de terça-feira a sábado, com sessões às 18h30 e às 19h30

Como parte das iniciativas do Ano Municipal da Ciência, o Museu do Eclipse de Sobral está sendo reformado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, o Planetário de Sobral adquiriu espetáculos digitais científicos, educativos e de entretenimento. O público poderá assistir às exibições gratuitamente, de terça-feira a sábado, com sessões às 18h30 e às 19h30.
No Museu do Eclipse, dois espaços serão criados: um para a história das ciências com artefatos antigos, registros documentais, quadros, fotos e em outra parte será um museu interativo de ciências com equipamentos que estão sendo adquiridos em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Esse novo espaço vai disponibilizar experimentos científicos interativos com tecnologia da informação, experiências com laser e a luz como temática principal e esse será um novo museu de ciência interativo para a cidade de Sobral”, ressalta o secretário da educação Herbert Lima.
O planetário recebeu recentemente uma modernização e manutenção nos seus equipamentos eletrônicos, assim como aquisição de shows científicos e educativos. “O planetário faz parte da Secretaria de Educação de Sobral e é voltado para educação científica. Recebe escolas por meio de agendamentos e promove a formação de professores e, no turno da noite, de terça a sábado, tem uma programação aberta ao público intercalando shows educacionais e científicos”, explica o secretário.
Dentre as principais novidades que o planetário de Sobral traz está a aquisição de novos shows por meio de uma empresa internacional especializada em shows de planetários com temas educacionais e científicos que abordam questões de biologia, matemática, de ciências, de astronomia. Além disso, foram feitas aquisições de novos shows de entretenimento de rock, clássico, moderno; esses shows são essencialmente projeções multimídias por meio de gráficos interativos com sensação de projeção 3D e tridimensional com trilha sonoras específicas.

Espetáculos
Estão em exibição espetáculos científicos, com projeções virtuais acerca da superfície da Terra, paisagens geográficas, além de espetáculos musicais. Os shows em cartaz são: Da Terra ao Universo, Origem da Vida, Dois Pedacinhos de Vidro, Limite, Dimensions, Valência, Led Zepellin, Caos e Ordem, U2, Rock Clássico e Moderno e a Luz.
Inaugurado em maio de 2015, o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e conta com 79 assentos, sendo dois desses lugares para cadeirantes.
O Planetário de Sobral também contribui para a formação de professores e aprendizagem dos estudantes. As visitas de grupos de estudantes de escolas públicas e privadas ao planetário podem ser feitas no período da manhã ou no da tarde mediante agendamento.

%d blogueiros gostam disto: