Santa Casa de Sobral passa a ser referência em parto normal no Estado

Centro de Parto Normal (CPN) foi inaugurado na segunda-feira, 14. Desde o dia 19 de janeiro, profissionais do CPN já assistiram mais de 700 partos normais

Redação
Correio da Semana

O Centro de Parto Normal (CPN), que foi inaugurado na segunda-feira, 14, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, posiciona o hospital em segundo lugar no Estado em números de partos. Desde que começaram os trabalhos no novo equipamento, os profissionais de saúde já assistiram mais de 700 partos normais, que se somam a outros 1.100 partos cirúrgicos realizados no acumulado deste ano. Os recursos foram adquiridos em parceria entre a Santa Casa de Sobral com o Ministério da Saúde e o Ministério Público do Trabalho.

O provedor da Santa Casa e bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, destaca que o CPN é um equipamento que valorizará a vida. “Embora a Santa Casa tenha como prioridade as gestantes de alto risco, abre as portas para os partos normais. Que nesta Casa a vida humana desde a sua concepção até a morte natural seja tratada com todo carinho, respeito e veneração que merece”, explica.

Os cinco leitos do Centro de Parto Normal compõem “uma unidade desenvolvida para o atendimento humanizado e de qualidade exclusiva ao parto normal”, explica Dom Vasconcelos. A assistência humanizada de pré-parto, parto e pós-parto traz “respeito, dignidade e autonomia das mulheres e crianças e humanização”, completa.

O parto é totalmente humanizado, de acordo com a coordenadora da maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Sobral, enfermeira Michelle Prudencio Shinkai. “Garantimos às nossas pacientes durante o trabalho um acompanhante de sua escolha, líquidos e alimentos leves, adotamos o som de sua escolha, garantimos um ambiente tranquilo e acolhedor durante o parto”, explica.

A humanização implica compromisso com a ambiência e entende o espaço físico como ambiente social, profissional e de relações interpessoais que proporciona atenção acolhedora, humana e resolutiva com a melhoria das condições de trabalho e atendimento.

Foto: Marcildo Brito

Leia mais na próxima edição do Jornal Correio da Semana

%d blogueiros gostam disto: