Semana do Doador Voluntário de Sangue movimenta doações em Sobral

A Semana do Doador de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) a cada ano traz uma programação diversificada para engajar voluntários e, principalmente, incentivar novos doadores de sangue. Até o próximo domingo, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, a mobilização ocorre tanto na capital quanto no interior do estado. Durante a Semana, mais de 300 bolsas de sangue foram arrecadadas pelo Hemoce de Sobral.
As Campanhas do Hemoce acontecem periodicamente, em especial próximo a datas comemorativas e feriados quando aumenta o risco de acidentes nas estradas. O Hemocentro Sobral é responsável pela coleta e distribuição de sangue para 72 hospitais em 59 cidades da Zona Norte, incluindo a sede. São assistidas quase 2 milhões de pessoas.
O volume de doações ainda é muito baixo, de acordo com Valéria Vasconcelos, coordenadora de captação de doadores do Hemoce Sobral. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é alcançar pelo menos 3% da população de doadores. No entanto, a média brasileira é de apenas 1,8%. “O principal motivo é cultural. As pessoas ainda têm poucas informações sobre o processo de doação e têm medo”, avalia a coordenadora de captação.
Para fidelizar doadores, o Hemoce Sobral conta com o Clube do Bem. Os doadores assíduos que desejarem podem receber uma ligação da equipe agendando sua doação. Há ainda a Caravana da Solidariedade que atende grupos de mínimo 10 pessoas interessadas em doar sangue em empresas, escolas, igrejas, clubes ou outras instituições. “Nosso objetivo é conscientizar, sensibilizar e melhorar a acessibilidade dos doadores”, ressalta Valéria.

Programação
No Hemoce de Sobral, a programação teve início no dia 19 de novembro e seguiu até a sexta-feira, 23. No dia 19, a Abertura da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue contou com Festa na praça da Câmara Municipal, participação da banda de musical municipal de Sobral, com campanha de Doação de sangue de 8h às 17h. No Hemoce, às 15h, houve lançamento do Clube Doador Sangue Raro com Palestra com Dra. Soraia Parente Cunha e lanche especial. À noite a partir das 18h houve a entrega da Comenda José Pessoa Rodrigues dos Santos, através do Decreto Legislativo n° 812/18 da Câmara Municipal de Sobral em agradecimento aos doadores do Município de Sobral, com o maior número de doações.
A programação do dia 20 foi realizada no Município de Meruoca com lanche especial, ]banda de música, campanha de doação de sangue e entrega do Selo Organização Cidadã no Município de Meruoca. No Hemoce Sobral, houve lanche especial e sorteio de brindes. Guaraciaba do Norte foi cenário da programação do dia 21 que contou com lanche especial, banda de música, campanha de doação de sangue e entrega de Selo Organização Cidadã no Município de Guaraciaba do Norte!.
No dia 22 de novembro, houve lanche especial e sorteio de brindes na recepção do Hemoce às 10h e às 16h, além de Apresentação Musical às 9h com Flávia Coelho. Houve ainda entrega da premiação do X Concurso de Frases e Desenhos e Campanha de Doação de Sangue no Hospital Regional Norte de 8h às 18h. O encerramento da Semana Nacional do Doador de Sangue ocorreu a partir das 8h no Hemoce com abertura com a palavra do Diretor, além de homenagem aos parceiros com entrega de selos, troféus e medalhas. Houve Doação de sangue de 7h às 18h.

%d blogueiros gostam disto: