Sinal analógico de televisão começa a ser desligado na região de Sobral

Emissoras de TV já podem desligar o sinal analógico desde e transmitir a programação apenas pelo sinal digital

Por decisão do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), os canais de TV de Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú estão autorizados a desligar o sinal analógico, desde as 23h59 da última terça-feira, 28, e o processo se encerra em 31 de outubro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. A data também foi estipulada para o desligamento de Juazeiro do Norte e mais quatro cidades da região do Cariri. O sinal digital possui mais qualidade de imagem e som.
Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os municípios ainda não atingiram o percentual necessário para o desligamento (90%). Com isso, o GIRED está dando mais tempo para a população adquirir os conversores e as antenas de sinal digital. O desligamento nas capitais e grandes centro urbanos já foi realizado, restando apenas as localidades menores.
“O desligamento tem início nessas cidades e as pessoas que ainda não migraram precisam se preparar porque o sinal analógico pode ser desligado a qualquer momento”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, afirma. A empresa é responsável pela operacionalização do sinal analógico de TV no País.
O Ibope Inteligência realizou pesquisa em Sobral e cidades do entorno entre os dias 15 e 24 de agosto. A amostra contou com 749 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.092 entrevistas. A pesquisa mostrou que 84% dos domicílios contam com sinal digital.
Em Juazeiro do Norte e entorno, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 24 de agosto. A amostra contou com 1.008 entrevistas, 504 no entorno, totalizando 1.512 entrevistas. A pesquisa apontou que 87% dos domicílios contam com sinal digital.

Kits digitais gratuitos
Os beneficiários dos programas sociais do governo têm direito ao recebimento, gratuito, de um kit. Para saber se tem direito ao kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto, as famílias precisam acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da Subfaixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil. (Com informações da Seja Digital e da Anatel).

%d blogueiros gostam disto: