Dia do Humorista (12/04): Viva Chico Anysio!

Poucas & Boas - 09.04.16 - Jader Soares e Chico Anysio (tópico 1)

No Ceará, desde 2004, 12 de Abril é lembrado como Dia Estadual do Humorista, data que também ganhou caráter nacional. A comemoração originou-se de um pedido do “Escritório do Riso”, entidade criada em abril de 2002, em Fortaleza. Lá, artistas cearenses se reúnem para discutir a “comicidade cabeça chata”, como diz seu fundador, o humorista massapeense Jader Soares, artisticamente conhecido por ZEBRINHA (foto). A propositura de Jader foi encaminhada ao deputado Artur Bruno, tendo-se transformado na Lei 13.317, de 02.07.2003 (DOE, Série 2, Ano VI, Nº 125).

A escolha da data é uma homenagem a Chico Anysio (Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho), maior humorista brasileiro de todos os tempos, que nasceu em Maranguape (CE), em 12 de abril de 1931, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 23 de março de 2012. CURIOSIDADE: Segundo Chico Anysio, o primeiro humorista brasileiro foi PAULA NEY (Francisco de Paula Ney), que nasceu em Aracati (CE),em 02.02.1858, e morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 13.10.1897.

Em Sobral, no dia 07 de novembro de 2009, em Sessão Solene a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadania Sobralense ao Mestre do Humor. A solicitação foi de Francisco Hermenegildo S. Neto, vereador e presidente da CM àquela época. Apesar de adoentado, Chico Anysio deu provas de que sua inteligência e sua criatividade mantinham-se intactas.  Se quisesse, imediatamente e de improviso poderia transformar aquele Plenário num palco ou mesmo num picadeiro de circo, locais onde fez milhões rirem. Era só dar o mote que a piada saltaria através de seu vozeirão.

No dia da entrega da Comenda não foi preciso Chico Anysio fazer nenhuma piada, mas certamente ele sabia que naquele local haveria matéria-prima de sobra. Enfim, estava em Sobral. E, por aqui, infelizmente, na área da política coisas nojentas, descabidas, exdrúxulas e que dão inspiração a qualquer humorista já aconteceram e continuam a acontecer de montão.

Passaram-se alguns anos, Chico humorista mudou-se para o palco dos artistas da saudade. Mas permaneceram alguns artistas da política local e outros novos entraram em cena no palco do Plenário 5 de Julho. E a cometerem verdadeiras pérolas.

Eis apenas um exemplo para refrescar a memória do leitor. Há pouco tempo, mais precisamente em 2014, um lamentável episódio envolvento Dr. Luciano Arruda, Chefe de Gabinete do Executivo local e irmão do atual Prefeito Veveu Arruda, e o vereador Gilmar Bastos aguçou os ânimos dos dois, bem como instigou a criatividade dos piadistas de plantão.

Depois de comparar Luciano a um “menino”, Gilmar teve de ouvir do tal “menino” a insinuação de que ele (o edil) seria um palhaço. E assim, o circo e o cerco (pela imprensa) aos dois ficaram armados. Como?

Para responder pego carona na sabiência do gênio maranguapense e me atrevo a arriscar qual poderia ser a dedução do sábio Professor Raimundo (Anysio) sobre o imbroglio. Vamos lá: Onde há palhaço, há palhaçada. Certo? E onde há palhaçada?  No circo, claro. Agora, se há palhaço na Câmara, ela é o próprio circo. E, como se sabe, menino gosta (e precisa de circo). Diante disso, nem precisaria muito esforço para qualquer humorista inventar um novo e jocoso significado para a sigla CMS (Câmara Municipal de Sobral).  Mudaria talvez para: CIRCO MUNICIPAL DE SOBRAL (CMS).

Mas o velho Chico Anysio sabia que nada se pode generalizar; sabia que naquela Casa há autoridades, embora haja também “otoridades”; era sabedor de que respeito é bom e cabe em qualquer lugar.

Da mesma maneira também deve pensar e agir todo aquele que comenta ou escreve sobre uma Casa cujos integrantes juram representar e defender os interesses da população. Ressalvadas as excessões, é uma pena que muitos representantes se esquecem disso e suas ações terminam não merecendo o respeito, o apoio e a admiração por parte das pessoas por eles representadas. Assim sendo, câmara vira circo. E haja palhaçada! E tome material de trabalho para humoristas!

Por falar neles, Viva Chico Anysio! Viva Jader Soares! Viva Tupinambá Marques!

**********

Disque Iluminação

A partir da terça-feira (12), o número 0800-727-7173 será o novo ‘Disque Iluminação Pública’ da Prefeitura de Sobral. Através dele, a população solicitará colocação e/ou manutenção de luminárias nos logradouros públicos. Torçamos para que não sirva apenas para dar satisfação aos reclamantes, a exemplo do que ocorre com outros serviços do Paço.

 

Vá parir!

Terça-feira, 12 de abril, serão lembrados dois importantes profissionais. É Dia do Obstetra e da Parteira. Que o primeiro aprenda a se humanizar mais com a segunda. Enfim, além de ela ter surgido primeiro, quase todas sentiram na pele o que é parir. Parto humanizado é um direito de toda mulher. Lutemos por elas!

 

Ambulancioterapia

Semana passada citei que a alternativa mais utilizada como saída para alguns administradores na área da saúde tem sido: jogar paciente numa ambulância e encaminhar para cidade maior. Sendo aqui por perto: empurra para Sobral. Mas nem nisso a população pode confiar mais.

 

Aos gritos

Na terça-feira (5), reportagem TV Diário mostrou gestante transportada de Baturité para Fortaleza aos gritos de dor (do parto) e de aflição por não poder sair da ambulância danificada. A liberação só veio depois que alguém também gritou: “Parto a porta”.

 

Rei na barriga

Seria bom que os profissionais do sexo masculino da Obstetrícia saibam que “ter um rei na barriga” só é possível a uma parturiente. Jamais na de obstetras machos ou parteiros. Portanto, mais respeito e mais carinho com a mamãe de um candidato a reizinho. Tratar bem não somente mãe, bebê e todo paciente, é um dever profissional. Favor, não.

 

Pérolas do Rádio

Disse um radialista: “Já, já retorno falando da agressão a gargalho de garrafa, pois está me dando até ‘cosca’ na língua para falar desse caso”. Não erre também: GARGALHO: É escarro grosso que se expele com dificuldade. GARGALO: É o popularmente conhecido pescoço da garrafa. Também não é “Cosca”, nem “Córsega” (França). Na frase acima o correto é CÓCEGA. E quando o colega diz que “o bandido matou a gargalhadas”!!! Se não fosse tão trágico daria até para gargalhar de verdade (rir de forma barulhenta).

 

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)

Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, música de qualidade e um bate-papo com os humoristas Jader Soares (Zebrinha) e Tupinambá Marques. Ligue e participe 3611-1550 // 3611-2496.

 

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

www.artemisiodacostablogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: