E SE FOSSE COM MEU FILHO OU MINHA FILHA?

Poucas e Boas - 16.04.15

Segunda-feira (18) transcorrerá o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data teve como origem a realização em 18 de maio de 1998, na Bahia, do 1º Encontro do ECPAT, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças no Brasil.

Naquele dia, cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se e, ao final do encontro, decidiram criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Logo depois, instituído legalmente através da Lei 9.970, de 18.05.2000.

A celebração lembra a data da morte da menina brasileira de oito anos, Aracelli Cabrera Sanches Crespo. Ela desapareceu da escola onde estudava, foi violentada e assassinada de forma hedionda na cidade de Vitória (ES), em 18.05.1973. Seu corpo foi encontrado desfigurado, com marcas de abuso sexual e somente seis dias mais tarde. Mas não ficou aí: outras “Aracellis” continuam sendo presas fáceis para criminosos, que muitas vezes atuam dentro dos lares de crianças indefesas e, com frequência, tendo com essas vítimas algum parentesco (pai, mãe, tio, padrasto, etc).

Segundo dados do Disque 100, em 2015 foram recebidas em todos os módulos: 137.516 denúncias. Apenas denúncias sobre crimes somente contra criança e adolescente foram 80.437. As violações mais recorrentes contra crianças e adolescentes foram: Negligência: 38,04%; Violência psicológica: 23,90%; Violência física: 22,16%; Violência sexual: 11,42%; Outras violações: 4,48%.

Vale lembrar que em 2014 foi sancionada a lei que classifica como crime hediondo a exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável. A legislação prevê para o condenado por esse crime uma pena de quatro a dez anos de detenção. O condenado também fica impedido de obter anistia, graça ou indulto.

Portanto, use e abuse da sua consciência de cidadão responsável e da sua inteligência para descobrir meios para combater esse cruel tipo de violência. Envolva-se com esse tema não somente amanhã, mas sempre, porque, quem sabe, por uma infelicidade, um dia a vítima poderá ser um dos seus familiares. Entre de corpo e alma nesse Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes! DENUNCIE! DISQUE 100! Seja parceiro! Envolva-se nessa luta, não importando quem seja a vítima. E jamais esqueça de priorizar esse doloroso questionamento: E SE A VÍTIMA FOSSE MEU IRMÃO, MEU FILHO, MEU NETO OU COM MINHA IRMÃ, MINHA FILHA, MINHA NETA…? E aja como pai. Mais ainda: como um verdadeiro e bom pai.

Empate

Neste domingo, 17, será selada a sorte de Dilma Roussef e de Michel Temer, presidente e vice do Brasil, respectivamente, e o futuro dos brasileiros também. Pelo visto e ouvido, tanto os a favor como os contra o afastamento de Dilma consideram-se com a razão.

 Desempate

Só que ela (a razão) está mesmo é com o povo, que não mais aguenta tanta corrupção e tanto empurra-empurra. Que a memória do brasileiro não esqueça tudo antes das próximas eleições.

 Piratas, não

Na quarta-feira, 23, a Prefeitura de Sobral começará a entregar os 238 coletes de identificação dos mototaxistas oficializados. Conforme a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), isso incentiva à regularização da atividade, à garantia da segurança e reconhecimento ao serviço prestado.

Segurança? Só no papel 

Poucas e Boas - Tópico - Segurança Só no papel

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são equipamentos de segurança obrigatórios aos motociclistas: capacete de segurança (com viseira ou óculos), calçado fechado e roupa adequada (jaqueta de couro, macacão, calça comprida), retrovisores, faixas refletivas, sinalizadores laterais, ALÇA LATERAL, revestimento para o cano da descarga e mata-cachorro (equipamento utilizado na parte inferior da motocicleta que evita o contato do piloto ou passageiro com o motor). Sendo o condutor mototaxista, nem precisa dizer que a não utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) pode provocar muitos danos à saúde dele, à do usuário e à de quem está por perto.

Agarre-se!

Assistindo à TV Globo, observei que mototaxista do Rio de Janeiro (RJ) usa algo que ainda dificilmente vejo por aqui: alça lateral de segurança (no colete). E não é novidade ou moda carioca, não! É lei.  Se você, garupeiro, não tem alça para se agarrar, agarre-se à Resolução do CONRAN nº 356, de 02.08.2010. E você, mototaxista, se já usa o equipamento, parabéns! E mande o número de sua bata pra eu divulgar aqui.

 Adote um

Neste sábado (16), a partir das 8h, na Clínica Animalis (Rua Cons. José Júlio), será realizada a “Feira de Adoção de Animais Adultos”, promovida pelas ONGs “Anjos de Patas” e “Seres Viventes”. Apenas participar é pouco. Se possível, adote um animal. Isso, somente se estiver com o propósito de oferecer-lhe uma vida melhor.

Tapa na pata

Eis aí mais um tapa com luva de pelica no poder público municipal. Ele vem dando “patadas”, principalmente nos cães e gatos jogados nas ruas de Sobral. A prefeitura continua cruzando os braços diante do descaso e da maldade de que são vítimas esses animaizinhos. O que não falta é pedido de socorro.

 Pérolas do Rádio

Um colega de microfone alertava repetidamente: “Todos devem tomar vacina para a gripe H1N1”. Digo eu: Não vá nessa! Vacina “para” a gripe só fortaleza o vírus. Vacina é “contra” a gripe, pois previne.

 Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)

Neste domingo (17) não irá ao ar o Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950, tendo em vista falta de energia elétrica para manutenção, conforme comunicado da Coelce. Até o próximo!

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

www.artemisiodacostablogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: