Teleguiado, jamais!

Desconfiômetro ligado! E não é para menos, pois vêm por aí muita mentira, falsidade, perturbação e sujeira. Pelas previsões, nesse ano eleitoral muitos recordes serão ultrapassados. Detalhe: Na maioria, mais recordes que envergonham a Nação.

Nas eleições deste ano, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457, o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão foi reduzido de 45 para 35 dias (Ainda bem!). Será veiculada no período de 26.08.2016 a 29.09.2016. Onde for haver segundo turno, terá inicio a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno (em geral, será dia 05.10.2016) e vai até o dia 29.10.2016.

Para a propaganda na televisão é obrigatória a utilização da linguagem dos sinais ou o recurso de legenda, para que os deficientes auditivos tenham acesso ao conteúdo dos programas. São duas as espécies de propaganda eleitoral gratuita: em bloco e inserções. Para as Eleições de 2016, os programas (bloco) poderão ser utilizados apenas por candidatos a Prefeito e serão divulgados em duas oportunidades.

Mesmo ainda faltando pouco mais de um mês para começar o horário eleitoral gratuito, há tempo a troca de farpas já começou a dar sinais. Mais ainda por estarem sendo atiçadas por pessoas destituídas de formação moral e ética. E acalantadas por apaixonados políticos, paus mandados ou por quem assume esses papéis por conta do que é oferecido, como dinheiro, favor e até tapinha nas costas.

A amostragem está indicando que os candidatos irão se pautar muito mais em se defender daquilo que garantem não ter feito. Muitos deles direcionarão seus esforços quase que unicamente para tentar se defender das acusações de que são alvos. Dessa forma, não sobrará tempo para tentar convencer o eleitor do que prometem fazer caso sejam eleitos. Sem dúvida, muitos preferirão os ataques pessoais à defesa de seus projetos.

 E o pior é que muitos cidadãos (incluindo comunicadores) que poderiam combater esse engodo através da conscientização dos eleitores sobre as armadilhas fazem exatamente o contrário: endossam o que dizem os maus candidatos e procuram transformar suas mentiras em verdades.

Infelizmente, esse desserviço ocorre pela irracionalidade da paixão política, por causa da oferta de alguns reais ou de um emprego imerecido ou de um pequeno favor.

Assim sendo, esses que se tornam defensores dos lobos em peles de cordeiro lamentavelmente não conseguem detectar nisso algo muito perigoso. Não reconhecem que isso se reveste de efeito bumerangue. Ignoram que ajudando eleger mau candidato ou corrupto declarado também serão vítimas dos malefícios que tal candidato irá causar a todos, já que todos estamos no mesmo barco.

Portanto, evite ser um desses que jogam contra e ajude a Nação a fazer uma faxina cívica geral. Procure inteirar-se você mesmo ainda mais sobre seu candidato para votar consciente. Enfim, pode não haver candidato perfeito, mas menos ruim ainda se pode encontrar. Quem sabe, esse representante tendo suas ações acompanhadas, fiscalizadas e aprovadas ou reprovadas, quando necessário, poderá ser a opção de que tanto precisamos. E não esqueça: teleguiado, jamais!

Comédia eleitoral

Não tenha dúvida de que verá novamente um grande número de palhaços no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV! Mas você sabe por que os partidos políticos selecionam tão mal seus integrantes, sem atentar para o respeito aos eleitores?  É porque têm certeza de que os verdadeiros palhaços são aqueles que elegem seus candidatos.

 

Viva, dona Georgina!

Poucas e Boas - Viva

Na terça-feira (12), com vitalidade de garota, dona Georgina Arcanjo, viúva de Nonato Arcanjo (1896-1988), comandou festinha de São João em sua residência, tendo sido até coroada como “Rainha do Milho”, sob os aplausos dos filhos noras, netos, bisnetos e demais familiares. Na ocasião, comemoraram a passagem dos seus bem vividos 91 anos e renovaram-lhe votos por mais outros anos com a mesma saúde, vitalidade, paz e alegria de viver. Os ARCANJOS cantaram e louvaram dizendo “Amém! E nós também.

 Eterna guardiã

Poucas e Boas - Eterna guardiã

No sábado (9) a célebre Professora Maria Laís Souza de Paula Pessoa foi alvo de muitas homenagens pelo transcurso dos seus 90 anos, maior parte deles dedicada à educação da juventude sobralense. Viúva de José Figueiredo de Paula Pessoa, a inesquecível mestra de Português hoje vive cercada do carinho dos filhos, netos e demais familiares, de colegas de magistério e de ex-alunos. Aposentada, e ainda residindo na Praça do Bosque, dona Laís permanece visualizando o Grupo Escolar Professor Arruda e dele sendo eterna guardiã, com o mesmo carinho que a ele dedicou durante muitos anos como Professora e Diretora.

 Acidentes de trabalho

O alarmante índice de acidentes de trabalho e a importância da prevenção. Será o tema de muita discussão no Brasil nesses dias. De modo especial por empregadores e trabalhadores conscientes. Infelizmente, muitos patrões preferem a vida da empresa à do empregado. E muitos empregados ajudam a manter esse absurdo não exigindo seus direitos.

 Pérolas do Rádio

Considerando-se “mui amigo”, um colega de microfone perguntou ao outro: “Que queres de presente nesse 20 de julho”? Resposta: “Que nesse dia não apareças lá em casa e nem no meu trabalho; não me procures noutro lugar e nem me telefones”. Imagina se não fossem amigos.

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)

Até amanhã (10h), no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades sobre Sobral e músicas que a reverenciam. Participe: 3611-1550 // 3611-2496.
LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

www.artemisiodacostablogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: