Conjunto Cesário Barreto Lima

Havia três pantanais em Sobral até 1977 e foram transformados em comunidades saudáveis.

  • Primeiro Pantanal do Sinhá Saboia (Conjunto Santo Antônio).
  • Segundo Pantanal do Alto da Brasília (Conjunto Cesário Barreto Lima).
  • Terceiro Pantanal do Sumaré (Bairro Padre Palhano).

O Pantanal do Alto da Brasília, vizinho à escola Raul Monte, ao lado da Fábrica Coelho, entre os bairros Alto da Brasília e Expectativa. Área de risco que depois de transferidas as famílias, o espaço foi utilizado, parte com um campo de futebol de poeira e parte com um banco de mudas do município de Sobral.

Foi assim assinada ordem de serviço pelo prefeito Cid Ferreira Gomes e secretário do Estado Dr. Adolfo Marinho no dia 22 de novembro de 1997. para infraestrutura básica, como terraplanagem, drenagem, pavimentação, construção da rede de esgoto, rede e distribuição d’água, energia elétrica e a creche Lindalva Constâncio. Mais de 200 casas iniciais, feitas em mutirão, (o município entregava o material e a família construía sua residência padronizada conforme o projeto). 269 famílias da área de risco, acompanhadas pela assistente social Dra. Ondina Maria Chagas Canuto e sua equipe, gerente de habitação, já haviam construído uma nova comunidade em 07 de dezembro de 1998.

Visita dia 09/01/2002, da comissão de técnicos do Banco Mundial: Dr. Antonio Rocha Magalhães e o diretor do SESI/SENAC, Dr. Francisco Magalhães, foi considerada inaugurada o pantanal do Alto da Brasília transferido para o Conjunto Cesário Barreto Lima, também chamado de: “Paraíso das Flores”. Na vizinhança do Alto da Brasília, pelos fundos da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Recanto I, perto da Grendene  e do Bairro Jerônimo Prado.

Agora, totalmente diferente, com a especulação imobiliária existem habitações de boa qualidade e a população muito maior que no início.

Equipamento da comunidade

  • Sociedade Habitacional do Conjunto Cesário Barreto Lima, reunião em setembro de 1999. Dra. Ondina Canuto e a comunidade e presença da Federação Sobralense de Associações Comunitárias, através de seu presidente, Sr. Adalberto Mendes de Mesquita para organizar a nova diretoria.Na época, foi presidente o Sr. Raimundo Bento da Silva.
  • Complexo de esporte e lazer: conta com a quadra poliesportiva coberta e iluminada e duas arenas de vôlei de areia. O prefeito Leônidas Cristino assinou ordem de serviço em solenidade dia 10/05/2005 às 17h. no local. Foi inaugurado o “Complexo de Esporte e Lazer Cesário Apoliano de Albuquerque” dia -6/-9/2005. O prefeito entregou kit esportivo para a comunidade. Essa quadra coberta desabou poucos meses de inaugurada. Na verdade ela desabou em 2008. Dia 28/09/2009 teve início a reconstrução pela prefeitura municipal de Sobral, informação do Sr. Raimundo Estevão Xavier “Raimundo das Patas”.
  • Associação Comunitária Nova Vida Dr. José Euclides fundada em 02/11/1996 ainda no Pantanal do Alto da Brasília e o mandato é de três anos com direito à reeleição.
  • Cesário Barreto Lima, que é o nome do Conjunto; ele foi prefeito de Sobral, deputado federal e grande líder político na região norte do Estado.Nome de uma grande escola no distrito de Taperuaba/Sobral inaugurada em 02/05/1982 na época do governador Virgilio Távora e prefeito José Euclides em Sobral/CE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: