Diocese de Sobral participa do 2º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 1 da CNBB, em Crato

A Diocese de Crato sediou nos dias 4, 5 e 6 de março de 2016, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato – CE o 2º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 1 da CNBB (MUTICOM) que teve como tema “Comunicação e o anúncio da Misericórdia” e como lema “Proclamai sobre os telhados a Misericórdia do Pai” (Mt 10,27).]
A Pascom da Diocese de Sobral foi representada por Dom Vasconcelos, Pe. Fábio Nascimento, Pe. Lucas, Pe;. Domínio, Pe. Florêncio, Breno e Marcildo Brito.
Os conferencistas foram: Dom José Luis Gomes de Vasconcelos – Bispo da Diocese de Sobral e referencial da Comunicação no Regional Nordeste 1 da CNBB, com o tema “Comunicação e o anúncio da Misericórdia”. Ir. Élide Maria Fogolari, pertence à Congregação das Irmãs Paulinas, especialistas em mediações culturais construídas pelas telenovelas e em linguagem radiofônica, com o tema “Igreja e mídia à luz do Documento 99” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil) e Paulo Vitor Giraldi Pires, Jornalista, Especialista em Linguística e Educação, Analista em Comunicação na Assessoria de Imprensa da CNBB e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), com o tema “Igreja virtual, comunicar para transcender”.
No 1º dia do encontro, dia 4, Dom Vasconcelos, Bispo de Sobral e Referencial para a Comunicação palestrou sobre o tema: Comunicação e o Anúncio da Misericórdia. “Se nós amamos a Deus, nós amamos a comunicação. Deus é comunicação. Ele comunica a Si próprio. Comunica a vida, seu infinito amor e sua infinita misericórdia. A Igreja não pode estar alheia à comunicação, uma vez que o próprio Deus é sinônimo de comunicação. “Deus é a palavra que tudo cria e transforma”, disse Dom Vasconcelos, na conferência de abertura.
Após a conferência de abertura, o pastor diocesano de Sobral foi presenteado pelo Padre Aureliano Gondim com lembranças que remetem ao Padre Cícero e Juazeiro do Norte.
No segundo dia, 5, a Irmã Élide Maria Fogolari discutiu sobre o diretório da comunicação da Igreja Católica do Brasil. “Discutimos o quanto foi difícil criar esse diretório tão rico de informações que temos hoje”. Irmã Élide também deixou um momento em aberto para todos os presentes opinassem e tirar suas dúvidas sobre o assunto discutido.
Alguns assuntos destacados pela Irmã Élide, foram as imagens, sons que são utilizados de forma incorreta em celebrações. a dispersão total durante as celebrações. Não basta tirar fotos e fazer publicações dessas fotos, sem se quer ter um texto pré-pronto, com descrições e explicações das fotos tiradas. Quem paga a CNBB, são os pobres do Brasil. O verdadeiro comunicador é Deus.
Ao final do MUTICOM foi eleito o novo secretariado de comunicação do regional. A partir de agora, Alex Ferreira, passa a liderar os trabalhos, sendo auxiliado por Vanusa Linhares (vice-coordenadora), Patrícia Silva (secretária) e Glaubercio Valentim no setor financeiro. O secretariado terá o desafio de continuar estimulando discussões para que se possa trocar experiências, buscar novas estratégias, aperfeiçoar a comunicação católica, fazendo da Igreja um ambiente para melhor servir e possibilitar a promoção humana.
Os GT’s foram divididos assim: GT 1 – “Oratória, a arte de falar bem”. GT 2 – “Análise de sites e redes sociais”. GT 3 – “Rádio, produzir bem para comunicar”. GT 4 – “A produção de notícias” e GT 5 – “Marketing como propulsor para as Festas de Padroeiros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: