Eleitores formam fila para regularizar situação com a Justiça Eleitoral

O Prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título eleitoral termina em 4 de maio, até lá quem não acertar as contas com a Justiça Eleitoral poderá ficar sem votar.

Devido à proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, o Cartório Eleitoral de Sobral, lotam as filas por eleitores que procuraramregularizar qualquer tipo de pendência existente junto a Justiça Eleitoral,para ficar com tudo em dia.

Esse é o prazo determinado pela lei eleitoral para emissão do 1º título de eleitor, realizar mudança de município e seção. Mas também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de seu local de votação e o cidadão que está com o título cancelado, por ter deixado de votar nos últimos três turnos consecutivos, regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral.

Para a realização dos procedimentos, é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

Segundo Danielle Ripardo Viana,Chefe do Cartório Eleitoral de Sobral, “Nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores, a média de atendimento diário realizados chega a mais de 300atendimentos, no horáriodas 8h às 15h. Mas a previsão é de que na reta final nos dias 2, 3 e 4 de maio, podem chegar a 1200atendimentos diários, com ampliação de horário que será das 8h às 17h”. Concluiu.

Não há distribuição de senha e os usuários da fila só são atendidos após os que já possuem agendamento começarem a sair.

Com a grande procura dos eleitores, se formaram extensas filas dentro das dependências do cartório e na parte externa, nas calçadas e proximidades da agência onde se abrigavam as pessoas.

Para evitar maiores transtornos e evitar demora no atendimento um efetivo da Guarda Municipal foi acionada para dar apoio aos técnicos e funcionários do cartório.

Já é notável o crescimento do eleitorado do município de Sobral, que já está chegando à média de 129.055 mil eleitores, distribuídos em duas Zonas Eleitorais:24ª Zona e 121ª Zona. Mas com o fechamento do cadastro eleitoral, logo será apresentado o número consolidado de eleitores aptos para votarem nas eleições deste ano.

Serviço Cartório Eleitoral de Sobral:

Sede – SOBRAL, AV. DR. GUARANY, 230 Bairro: DERBY CLUBE CEP: 62042030;

 

24ª Zona Eleitoral

Juiz Eleitoral Dr. Fábio Medeiros Falcão de Andrade

Telefone: 88 36111800

Fax: 88 36111800

Email: ze024@tre-ce.jus.br

 121ª Zona Eleitoral

Juiz EleitoralDr. André Teixeira Gurgel

Telefone: 88 36113929

Fax: 88 36113929

Email: ze121@tre-ce.jus.br

 

Por Célio Brito

(Mtb2993/CE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: