Projeto Sobral de Futuro inicia plantio de árvores com os sonhos da população

5 - Mudas

O Projeto Sobral de Futuro iniciou uma ação que vai simbolizar a permanência dos sonhos da população pelas próximas gerações. Serão plantadas cinco mil árvores em todo o município, com os anseios e expectativas apontadas pela sociedade. O primeiro marco é o plantio de sete árvores no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Derby Clube. Participaram do evento o prefeito Clodoveu Arruda Neto (Veveu), o gerente da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo, e representantes do conselho consultivo do projeto, UFC, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Câmara de Vereadores.

No Centro de Educação à distância, foram plantadas mudas de flamboyant. O projeto também conta com mudas de árvores frutíferas (acerola, goiabeira e abacateiro), frondosas (ipê, pau d’arco, timbaúba e pau branco) e medicinais (malva meracilina, cidreira e boldo). A próxima etapa do plantio será realizada em 36 escolas públicas locais a partir do dia 9 desse mês e até o final de setembro, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Também já está programado o plantio no bairro de Nova Caiçara, entre os dias 11 e 13 de maio.

Qualquer instituição ou cidadão pode solicitar uma árvore do projeto no Banco de Mudas de Sobral, pelo telefone 88 3611-7784.  Todas as mudas de árvores do projeto terão uma placa com o sonho de uma instituição ou morador da cidade.

“O projeto, que busca o planejamento de Sobral para os próximos 30 anos, precisa de uma marca forte que se sustente durante todo esse período. As árvores do projeto são a garantia de que a iniciativa não seja esquecida ao longo deste período, assegurando a vigilância aos compromissos que os cidadãos, entidades da sociedade civil e órgãos públicos assumiram”, afirma o gerente da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo.

Conheça o projeto Sobral de Futuro

Qual o sonho de cada cidadão para Sobral? Qual a melhor lembrança da cidade? O que fazer para manter o desenvolvimento sustentável da cidade? Estas e outras perguntas norteiam o projeto Sobral de Futuro. É uma iniciativa plural, suprapartidária, conduzida por um conselho consultivo, formado por representantes da sociedade. Tem a missão de definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade,localizada a 230 quilômetros de Fortaleza e maior polo socioeconômico do interior cearense.

O projeto, que tem como protagonista a própria sociedade e suas aspirações coletivas, é coordenado por um conselho consultivo integrado por representantes da sociedade civil, incluindo conselhos municipais – de educação, saúde e de jovens, entre outros – ONGs, entidades representativas da juventude, instituições de ensino superior, associações de classe (do comércio, varejo, indústria e produção rural, entre outros setores) e prefeitura. Além do conselho consultivo, um comitê executivo integra a estrutura. A Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Arapyaú, UFC, UVA e o IF-CE são os principais fomentadores do projeto, com apoio da prefeitura municipal.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

 

Banco de Mudas de Sobral

Endereço: Rua Independência, 825, bairro Alta Brasília

Telefone: 88 3611-7784

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: