Atentados contra equipamentos públicos

Pessoas desocupadas, sem com elas mesmas, praticando atos de vandalismo destruindo praças, logradouros, prédios históricos, residências, causando terror à população pacata da cidade hospitaleira de Sobral de Dom José Tupinambá da Frota; do Padre Ibiapina e Dom Expedito.

  • De quarta para quinta-feira dias 13 para 14 de abril de 2016, aproximadamente 01h, a população de Sobral foi surpreendida com um ataque criminoso ao prédio da Câmara Municipal que fica na Praça Dom Jerônimo, S/N, no centro histórico da cidade. Foi ateado fogo e por sorte, só atingiu um birô e um computador. De imediato as forças de segurança agiram: bombeiros, guarda municipal e polícia militar. A situação foi controlada sem maiores danos.

O prédio da câmara municipal de Sobral foi construído e ficou pronto em 1848, mas somente foi inaugurado dia 08 de abril de 1851.

A Câmara Municipal funcionou no andar térreo a Cadeia Pública. Em 1890 funcionava a câmara no andar superior e passou a funcionar a prefeitura no térreo, onde ficou até 27/10/1979, quando foi inaugurado o prédio atual da prefeitura. No prédio histórico da câmara, ao sair a prefeitura, funcionou o cartório eleitoral e também a junta do Serviço Militar que hoje funciona atrás da igreja da Sé. O prédio hoje abriga somente a câmara, com mais espaço para os trabalhos dos edis. Prédio tombado pelo IPHAN desde 12/08/1999. O presidente da câmara José Crisóstomo Barroso Ibiapina “Zezão” foi registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil e sentiu a dificuldade de dos policiais trabalharem por falta de material para o serviço.

A Diocese de Sobral celebrou 100 anos de caminhada em 2015, com uma vasta programação e celebrações. Os ex-bispos vivos: Dom Aldo, Dom Walfrido e Dom Odelir estiveram presentes. Lançamento de um livro do Centenário da Diocese e um monumento no centro da Praça Quirino Rodrigues feito pelo município no período de outubro de 2015. É um tripé, que significa: “Trindade” inaugurado dia 10 de novembro de 2015, terça-feira, tarde e noite e no sábado 14/11/2015 já estava pichado. A administração municipal mandou pintar novamente. A placa inaugural de metal inoxidável 52 x 72cm, afixada no solo sobre pedras foi roubada na semana de 24 a 30/04/2016. Tinha os seguintes símbolos e dizeres: o título da placa: “Para perpetuar na memória do I Centenário da Diocese de Sobral”, ao lado esquerdo o brasão colorido da Diocese no canto superior e a frase: “Quero uma igreja solidária, servidora e missionária que anuncia e sabe ouvir” sua Santidade o Papa Francisco. Sumo pontífice. Do lado direito: o símbolo redondo em cor azul com o dizer: “100 anos da Diocese de Sobral”, no canto superior e a frase: “A lutar por dignidade, por justiça e igualdade, pois eu vim para servir”. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, 7º Bispo Diocesano. Na parte inferior da placa: “José Clodoveu de Arruda Coelho Neto – prefeito municipal; José Antenor Viana Coelho – Arquiteto (autor do projeto); Gizella Melo Gomes – Secretária de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente. Sobral-CE, 10 de novembro de 2015. No ato inaugural usaram da palavra: o arquiteto Dr. Antenor Coelho, o prefeito Veveu Arruda e o Bispo Dom Vasconcelos.

  • O Busto do Sr. Antonio Félix Ibiapina da Silva na Praça Samuel Ponte(antiga João Pessoa) foi arrancado por vândalos dia 24/01/2015 e foram acionado guarda municipal e polícia militar e o monumento foi recuperado. A Praça no momento está passando por revitalização e com certeza o Busto voltará ao local de origem. O busto é uma homenagem ao avô paterno do vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina, atual presidente da Câmara Municipal de Sobral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: