Dom Vasconcelos dá posse a novos párocos em Alcântaras, Aracatiaçu, Acaraú, Hidrolândia, Meruoca e Aranaú

DSC_0057

As Paróquias, todas elas, estão sob a responsabilidade direta do Bispo Diocesano. O Bispo Diocesano na condução das Paróquias conta com a colaboração dos seus Padres, nas funções de Pároco, Administrador Paroquial ou Vigário Paroquial, como estabelece o Código de Direito Canônico. A distribuição dos Padres entre as Paróquias é realizada a partir de duas realidades: a da Paróquia, com suas características e necessidades, e a realidade do Padre a ser designado. Um Padre, por exemplo, pode se encaixar muito bem numa Paróquia de uma cidade grande e, não tanto, numa cidade do interior. Ou, então, o volume das atividades pastorais de uma Paróquia e as condições de saúde do Padre. Tudo isso é constantemente estudado e avaliado pelo Bispo. No Brasil, os Bispos, em geral, nomeiam seus Padres para a função de Pároco, por um período de 6 anos. Mas isso, não significa que um Padre, por decisão do Bispo Diocesano, não possa ser transferido, antes desse tempo estabelecido!
Os padres Bosco Linhares (Alcântaras), Maurilio (Aracatiaçu), Edmilson Eugênio (Acaraú), Emanuel Franklin(Hidrolândia), João Paulo (Meruoca) e Mailson (Aranaú) nomeados párocos pelo bispo de Sobral nos passados dias 26, 27, 28, 29 de fevereiro e 02 de março, assumiram os serviços pastorais naquelas comunidades em missas presididas por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, do vigário Geral Pe. Gonçalo de Pinho Gomes e concelebradas por padres da Diocese.
Dom Vasconcelos em suas homilias incentivou toda a comunidade a estarem em sintonia com os párocos empossados: “Incentivo a todos os cristãos para redobrarem o esforço no sentido de criar uma identidade de paróquia, que as comunidades se sintam fortalecidas entre si, sem divisões e competições. Que a prática pastoral seja de fortalecer as comunidades, descentralizar da matriz; estar junto ao povo, visitar as famílias, ouvir as pessoas e atender com amor e carinho os que necessitam de uma palavra, de orientação, de conselho ou de conforto. Que o Pároco seja acolhedor e junto “com as ovelhas” e que as pessoas vejam no pároco um presbítero dedicado, paciente, animado, fortalecido pela graça e pelo amor de Deus. Que a paróquia esteja em comunhão com a Diocese, com o Bispo, com o Plano Diocesano de Pastoral e com as Diretrizes Pastorais”.
Após as homilias, que tinha sido precedidas pela leitura da provisão da nomeação dos novos párocos, da sua profissão de fé e juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja, da entrega simbólica da chave do sacrário, a entrega do Evangeliário – livro que contém todos os evangelhos e da assinatura do auto da tomada de posse, seguiu-se a renovação das promessas sacerdotais dos novos priores.
A parte mais simbólica teve continuidade com a visita aos lugares mais significativos da igreja para o exercício do ministério dos novos párocos: o sacrário, a pia batismal, o confessionário e a cadeira presidencial onde foi convidado a sentar-se.
Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, à noite, o Pe. João Bosco Arruda Linhares assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alcântaras. Também foi apresentado como vigário paroquial o padre José Marcone Martins. A missa foi campal em uma bonita celebração concelebrada por padres da Diocese, com a participação dos paroquianos locais, das comunidades, familiares e amigos de Pe. Bosco.
Após a missa, o novo pároco manifestou publicamente sua disposição em cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e com toda a diocese; e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi entregue, renovando, assim, suas promessas sacerdotais.
A Paróquia de Santo Antonio, Distrito de Aracatiaçu, município de Sobral, acolheu na manhã do último sábado, dia 27 de fevereiro de 2016, o seu novo pároco: padre José Maurílio Xavier Lima, que administrou a paróquia de São João em Aranaú, até o dia 31 de janeiro de 2016.
A Igreja Matriz de Santo Antonio ficou lotada de pessoas de Aracatiaçu, e com grande participação de pessoas vindas de Aranaú, paróquia onde atuava até então. Pe. Maurílio que, define seu sentimento atual como de grande expectativa em relação à nova paróquia. “Fui muito bem acolhido e o povo está muito esperançoso por ter recebido um novo pároco. Sinto-me muito feliz em poder abraçar esse novo desafio na minha vida de padre e poder ajudar o povo a caminhar na fé”, concluiu.
No mesmo dia 26, à noite, foi a vez do Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento tomar posse como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú. Pe. Edmilson ocupa o lugar de Pe. Antonio Eudes Cruz. Também foi empossado como vigário paroquial o Pe. Herlandino Sampaio Paiva.
Ele foi empossado pelo bispo diocesano, em uma cerimônia que contou com a participação de padres, religiosos e de um grande número de fiéis vindo de Alcântaras. Como pároco, Pe. Edmilson afirma carregar um sentimento de maior responsabilidade frente a este novo desafio de conduzir a Deus o povo de Acaraú. “Por isso, quero ser um padre amigo e irmão junto às pessoas, para que, trabalhando em comunidade, todos possam crescer na fé, na esperança e na caridade”, declarou.
No dia 28, domingo, a posse se deu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Hidrolândia, do novo Pároco Pe. Emanuel Franklin Leitão Júnior.
A Matriz Nossa Senhora da Conceição não conteve os fiéis das onze comunidades da paróquia que fizeram questão de acolher e prestigiar o novo pároco. As pessoas se espremiam na entrada da Igreja e ocuparam os corredores centrais, numa demonstração de carinho e receptividade ao padre que assumiu a partir daquele dia, toda a parte administrativa da paróquia. Também se fizeram presentes na celebração, familiares e amigos de Padre Emanuel, vindos de Sobral.
Padre Emanuel Franklin falou de sua alegria em estar recebendo o Bispo Dom Vasconcelos em sua paróquia, sendo esta a primeira paróquia visitada por ele depois que tomou posse e de sua satisfação em poder contar com a presença de tantas pessoas de várias comunidades da paróquia e de seus pais e amigos.
No dia 29 de fevereiro, às 19h, o Pe. João Paulo Aguiar Bezerra assumiu como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Meruoca. Para ele, foi uma grande alegria o dia da posse. “Sei também que é um desafio novo no meu ministério sacerdotal. Desde a chegada na paróquia e na missa de posse fui muito bem acolhido pelos novos paroquianos e sei que juntos podemos fazer um bom trabalho em prol da evangelização. Agradeço a Dom Vasconcelos pela confiança e espero correspondê-la no exercício do meu ministério como pastor desse rebanho que me foi confiado. Desde já, conto com a oração de todos nessa nova missão”, definiu
No dia 02 de março, quarta-feira, Dom Vasconcelos empossou o mais novo Pároco da Paróquia de São João Batista, no Distrito de Aranaú, pertencente ao Municipio de Acaraú, desta diocese o Pe. Mailson Costa Sousa.
Em sua fala, Padre Mailson ressaltou a ampla responsabilidade de substituir Pe. Maurílio. “Vim com muita disposição para servir a comunidade, espero contar com o apoio de toda a população aranauense”, acrescentou.
E nos próximos dias 08 e 11 de março, às 19h acontecem as apresentações do Pe. Manoelito Quinto Vieira como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pires Ferreira e do Pe. Francisco Alves Magalhães, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Frecheirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: