ENTREVISTA ‘Melhor em Casa’ proporciona cuidados médicos no conforto do lar do paciente

IMG_0895Pioneiro no interior do Ceará, o Município de Sobral oferece atendimento domiciliar, para 60 pacientes restritos ao leito, por meio do programa ‘Melhor Em Casa’. Para saber mais sobre o programa o Jornal Correio da Semana entrevistou o Prefeito Veveu Arruda que falou sobre as melhorias no sistema de saúde do Município.

O Atendimento Domiciliar de Sobral é coordenado pela Secretaria da Saúde e desenvolve trabalho de reabilitação de pacientes e condicionamento funcional, além do acompanhamento dos mesmos em estado terminal, buscando proporcionar maior conforto com sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.

 

Jornal Correio da Semana: Prefeito, o que é o Programa Melhor em Casa? 

Prefeito: Eu considero um dos programas mais importantes porque embora ele não atenda um número grande de pessoas, ele atende pessoas que estão numa situação de saúde muito grave e geralmente são pessoas também com dificuldades econômicas. O programa ‘Melhor Em Casa’ proporciona cuidados médicos no conforto do lar do paciente, asseguramos uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Este programa, como o próprio nome diz, oferece todos os cuidados médicos de que a pessoa necessita com um serviço humanizado e acolhedor e sem afastar o paciente da sua família e sem os riscos de contaminação e de infecção hospitalar. Sobral é um dos poucos municípios do Ceará, talvez o único no interior que faz esse tipo de atendimento, por isso eu digo que nós estamos cada vez oferecendo uma política de saúde mais perto das pessoas que mais precisam.

 

JCS: Prefeito, quais os pacientes beneficiados com o programa Melhor em Casa?

Prefeito: Esse é um programa que cuida de pacientes em situação gravíssima. Mesmo que o número seja reduzido, mas é muito importante porque se não tivesse atendendo essas pessoas elas já teriam morrido. São pessoas que estão acamadas, que ao invés de estar no hospital está sendo atendida em casa, em internamento domiciliar. Para isso em determinadas situações nós fazemos melhorias na casa da pessoa para que ela tenha um ambiente melhor. Porque elas precisam, por exemplo, de um aparelho para respirar, permanentemente ligado a ela; tem pacientes em situação de UTI domiciliar; pacientes com paraplegia; doentes de Parkinson; Alzheimeir e paralisia cerebral; pessoas com atrofia muscular espinhal; e pacientes em cuidados paliativos, que são as pessoas que estão com câncer em estado terminal. Atualmente atendemos 60 pessoas, sendo 13 crianças especiais; e 6 em UTI, e nesses casos nós fazemos até melhorias no quarto da pessoa para que tenham o conforto necessário. Essas pessoas têm atendimento diário e até no fim de semana, no caso de necessidade. Para realizar esse atendimento nós temos três equipes, com 15 profissionais, entre médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo.

Melhor-Em-Casa-03

JCS: Prefeito, como o cidadão pode solicitar este serviço?

Prefeito: As pessoas mais ricas, que têm um plano de saúde e dinheiro resolvem o seu problema. Esse programa é voltado para as pessoas que não tem essas condições, para as pessoas que mais precisam. Então basta ela solicitar o serviço na Unidade de Saúde, no PSF, e após visita domiciliar o caso é avaliado para ser definido e a partir da caracterização do paciente, do tipo de atenção e dos procedimentos utilizados para a realização do cuidado, verificamos se o paciente se enquadra no perfil do Programa Melhor em Casa. E tendo essa condição, nós oferecemos este serviço. É muito simples!

 

JCS: Que investimentos a Prefeitura de Sobral tem feito na infraestrutura do sistema de saúde de Sobral?

Prefeito: A saúde é uma necessidade primeira da população e tem sido uma prioridade da nossa gestão qualificar o atendimento de saúde para a população sobralense. Por isso já entreguei 19 Centros de Saúde da Família, entre novos, ampliados e reformados, e desse total 11 foram novas unidades, toda equipada e com equipes completas. Hoje todas as unidades de saúde contam com médicos, graças ao Programa Mais Médicos. Além disso, nós ampliamos o número de equipes de saúde que antes eram 46 e hoje são 63, o que garante uma cobertura de 100% do território de Sobral com equipes de saúde da família. Ainda neste ano nós vamos inaugurar outros Centros de Saúde da Família dos Terrenos Novos, na Estação, no Alto da Brasília, no Conjunto Santo Antônio, no Caioca e na Bilheira. Ainda estamos lutando por dois Centros de Saúde da Família dentro do Residencial Nova Caiçara.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: