Mais um CSF nos Terrenos Novos

Antes o atendimento médico acontecia alguns dias durante o mês na escola Mocinha Rodrigues:

  • O primeiro CSF foi implantado no Bairro na primeira gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes em agosto de 1998 no prédio da antiga Fundação Dolores Lustosa na Rua Raimundo Alves, perto da matriz de São Paulo Apóstolo. O conselho local de saúde foi criado em 14/09/1998. O prédio passou por reforma geral e o CSF funcionou em prédio alugado na Avenida John Sanford, frente à antiga SAIC. Voltou a funcionar dia 15/05/2001 no seu local de origem reformado e reinaugurado em 19/06/2001. “Centro de Saúde da Família Dr. Everton Mont’Alverne”. Homenagem ao médico sobralense Dr. Everton Francisco Mendes Mont’Alverne e Alarico Mont’Alverne. Quando garoto, foi aluno na escola de Dona Mocinha Rodrigues que funcionou no local frente hoje ao colégio Santana de Sobral e hoje Mocinha Rodrigues denomina a escola da prefeitura na comunidade. Dr. Everton foi presidente do Guarany Sporting Club de Sobral.

O Bairro Terrenos Novos pelo Censo 2010 tem 16.917 habitantes e a administração municipal de Sobral, gestão prefeito José Clodoveu de Arruda Neto “Veveu Arruda”, através do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal construiu o Conjunto Caiçara, vizinho aos Terrenos Novos para 3.3654 famílias (mais de 15 mil pessoas).

  • O Segundo CSF foi construído pelo prefeito Veveu Arruda na Rua Ayrton Senna ao lado da Escola Yêdda Frota. É um equipamento novo muito bonito e com espaço adequado para o atendimento médico que a comunidade precisa. Foi inaugurado terça-feira 22/03/2016 pelo prefeito Veveu Arruda e Sr. Francisco de Assis Mendes de Mesquita, (faziz programa Encontro com Cristo na Rádio Educadora do Nordeste). Tio paterno da homenageada, falou no palanque inaugural em nome da família. Show do grupo Che Pop das 19h às 21hy. “Centro de Saúde da Família Francinilda de Souza Mendes”. Homenagem justa a uma agente de saúde da própria área dos Terrenos Novos que faleceu aos 21 anos de idade.
  • No dia 28/05/1984 nasceu Francinilda de Souza Mendes, filha de Joaquim de Oliveira Mendes e Maria Tereza de Souza Mendes. Estudou na escola Jarbas Passarinho onde terminou o ensino médio. Trabalhou como Agente Comunitária de Saúde no CSF do Bairro Terrenos Novos, ano de 2003, onde demonstrou sua competência no que fazia, com amor e dedicação em ajudar as pessoas. Costumava visitar as famílias à noite, as quais visitava durante o dia, mostrando assim seu interesse e preocupação com o próximo.

Infelizmente doenças não podem ser previstas e na semana Santa do ano 2005, estava escalada para um plantão, mas passou mal e para tristeza da família começou o sofrimento. Levada para a Santa Casa fizeram os exames e foi diagnosticada com câncer, um tumor na cabeça já em estado avançado. A Secretária de Saúde, através da enfermeira, Ângela, fez todos os procedimentos possíveis para ajudá-la, mas Deus tinha outros planos e no dia 10/12/2005 veio a óbito.

Com sua alegria contagiava a todos, querida por todos de sua família, conquistou o carinho e o amor das famílias da área a qual trabalhava, com comprometimento, responsabilidade e dedicação ganhou a admiração dos colegas de trabalho. A  família agradece ao Sr. Prefeito Veveu Arruda, a prefeitura e os agentes de saúde por prestarem essa homenagem à querida Francinilda. Prefeitura Municipal, “Sobral Cada Vez Mais Humana”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: