Prefeito Veveu anuncia novo concurso com 130 vagas para Guarda Municipal

Guarda_3

Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal Correio da Semana, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, anuncia a realização de novo concurso para a Guarda Civil Municipal com 130 vagas e fala dos investimentos que tem feito na instituição, tanto com aquisição de equipamentos como na qualificação e valorização dos profissionais, que tiveram 238 promoções de 2011 até agora.

Criada em 1997, pelo então prefeito Cid Gomes, a Guarda Civil Municipal de Sobral tem 18 anos de atuação na proteção ao patrimônio público, apoio a eventos e na Defesa Civil.

 Jornal Correio da Semana: Falando sobre segurança pública, qual o papel da Guarda Municipal de Sobral?

 Prefeito: A Guarda Municipal de Sobral é a estrutura da Prefeitura que se articula com a Polícia Militar, a Polícia Civil e outras organizações da área para trazer e garantir segurança para a população de Sobral. O papel da Guarda Civil é de cuidar, zelar e proteger o patrimônio público, cada um nas suas funções. Por isso, nós temos feito um esforço para equipar e dar boas condições para a Guarda Municipal desenvolver o seu trabalho, com aquisição de novos equipamentos e valorização dos profissionais. Em 2012, eu realizei um concurso para 42 guardas municipais que foram empossados no ano seguinte. E eu já autorizei a realização de um novo concurso para mais 130 guardas.

JCS: Que investimentos foram feitos na Guarda Civil Municipal de Sobral?

Prefeito: De 2011 até hoje, eu já realizei 238 promoções de inspetores, subinspetores de 1ª, 2ª e 3ª classe e de guardas e agentes de trânsito, sendo que neste período a grande maioria dos profissionais ascendeu na carreira mais de uma vez. E também implantamos o adicional noturno para os Guardas Municipais e Agentes de Trânsito. Somente no último mês de fevereiro, mais de 25% do efetivo da Guarda Municipal foi promovido. Nós também firmamos convênio com instituições de educação, saúde e capacitação, como o SEST/ SENAT, oferecer benefícios e descontos para servidores em assistência Médica, Odontológica, Nutricional e Psicológica, além de cursos de capacitação, cursos técnicos, de graduação e em cursos profissionalizantes.

JCS: Além das promoções, que investimentos foram feitos para equipar a Guarda Municipal?

Prefeito: É bom que se diga que nós estamos vivendo um dos períodos mais difíceis nas finanças públicas dos municípios, dos estados e da própria União. Quem mais sofre são os municípios. Mas mesmo assim eu tenho feito um esforço grande para assegurar bons investimentos na guarda civil municipal, por exemplo, na aquisição de equipamentos modernos para oferecer melhores condições de serviço aos guardas municipais e proporcionar um melhor atendimento à população sobralense, muitos deles com recursos próprios outros em parceria com o Governo Federal. Em 2012, nós adquirimos 150 coletes balísticos, equipamentos de proteção individual, 100 algemas, 80 novos kits de arma elétrica – spark; fardamentos novos. Para o pelotão de ciclopatrulhamento adquirimos 10 novas bicicletas, além de capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras. Para as equipes de guarda-vidas foram adquiridos visores, snorkels e bóias. Também equipamos a Guarda Municipal com a compra de Rádios comunicadores, sendo 50 portáteis e 15 rádios para as viaturas; 5 portais detectores de metais; 200 isoladores metálicos; 5 postos de observação elevados, para uso em grandes eventos; compramos 1 micro-ônibus; 6 novas viaturas 4×4, inclusive para a Ronda Escolar; e 6 novas motos de 300 cilindradas. O efetivo também foi treinado para usar esses novos equipamentos.

JCS: Prefeito, que ações estratégicas o senhor implantou para melhorar a segurança do Município?

Prefeito: Nós investimos em ações de inteligência das forças de segurança, criando o Gabinete de Gestão Integrada do Município- 0 GGIM, para tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que integram, contribuindo para a integração operacional dos órgãos municipais, estaduais e federais, de fiscalização, prevenção criminal, investigação e informações, respeitando as devidas competências e atribuições. Também revitalizamos o sistema de vídeomonitoramento do Município com 13 novas câmeras digitais de videomonitoramento, equipadas com lentes de longo alcance que giram 360º, instaladas em pontos estratégicos da cidade, inclusive no Residencial Nova Caiçara. E eu autorizei também a compra de outras 8 câmeras para dar uma cobertura total da área urbana de Sobral. Esse sistema foi integrado à CIOPS para auxiliar o trabalho de vigilância do patrimônio público e de segurança nas ruas. A Guarda Municipal de Sobral é referência para vários municípios até de outros Estados que vem conhecer nossa estrutura e como desenvolvemos nosso trabalho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: