PREPARAÇÃO DO VIII FORMISE DO NORDESTE

Saeminaristas e FORMISE (3)

Os seminaristas que compõem o Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) do regional nordeste 1 da CNBB, estiveram reunidos nos últimos dias 09 e 10/04 na cidade do Crato- Ce para planejamento e definição dos últimos detalhes do VIII FORMISE-NE (Formação missionária para seminaristas do nordeste), que ocorrerá em terras cearenses, mais precisamente na cidade do Crato, município famoso pelas suas romarias e de um povo de piedade singular, o encontro ocorrerá entre os dias 18 e 22 de julho deste ano.

Em sintonia com a proposta do ano santo da misericórdia, a temática do evento será: Vocacionados do Pai: Missionários da misericórdia, e o lema: “Vai e faze tu o mesmo” (Lc 10, 37); A proposta do encontro é fomentar a consciência missionária em nossos seminaristas, ao mesmo tempo em que se experimenta o amor e a misericórdia de Deus em sua caminhada vocacional. Neste encontro representaram nossa Diocese de Sobral os seminaristas Bruno de Araújo (2º ano de filosofia) e Raimundo Santos (3º ano de filosofia). Segundo Bruno, nosso seminarista, “A experiência missionária é característica primordial do cristão, e um seminarista deve nutrir o ardor e alegria de ser missionário, construtor do reino de Cristo, e este encontro quer despertar e alimentar em nossas casas de formação esta consciência”.

Segundo o coordenador do COMISE do Regional Nordeste 1, Gilberto Júnior do Nascimento, a romaria é um dos diferenciais da oitava edição do FORMISE, que será sediado em sua Diocese de origem, “Fazer com que os seminaristas sintam um gostinho do que é ser Igreja em nosso Sertão do Cariri, essa é a proposta da romaria na programação do FORMISE. A Diocese de Crato tem um rosto próprio de ser Igreja, romeira e missionária. A romaria é uma forma de fazer com que os seminaristas provem desta fonte de missão, de pastoral, de romaria que nossa Diocese oferece a toda a Igreja, com seu jeito simples, a sua piedade popular de viver a liturgia romeira, de estar sempre pronta para acolher a todos que vêm às terras de Juazeiro”, explicou Gilberto.

O vigário geral da Diocese do Crato, Padre José Vicente Pinto, também estimulou os participantes da reunião “Ao prepararmos o FORMISE, preparamos um espaço para que aqueles que irão participar tenham uma experiência pascal, uma experiência com Deus”, manifestando assim seu apoio em nome da Diocese e de Dom Fernando Panico, para realização do evento.

Esta edição do evento, ainda contará com duas novidades, uma experiência de participarem de uma romaria a Juazeiro do Norte- Ce, e os participantes que assim desejarem poderão apresentar trabalhos acadêmicos na área de missiologia. Você seminarista de todo o nordeste não fique de fora do VIII FORMISE, faça já sua inscrição e acompanhe a programação no site: www.diocesedecrato.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: