Sobral de Futuro convida sociedade a participar do planejamento de longo prazo do município

Imagens aéreas de Sobral (19)

Por meio de diálogos nos distritos do município, a iniciativa pretende viabilizar propostas para os principais desafios sociais, econômicos e de infraestrutura no maior polo de desenvolvimento do interior do Ceará

Qual o sonho de cada cidadão para Sobral? Qual a melhor lembrança da cidade? O que fazer para manter o desenvolvimento sustentável da cidade? Estas e outras perguntas norteam o projeto Sobral de Futuro, iniciativa plural, suprapartidária, conduzida por um conselho consultivo, formado por representantes da sociedade, e que tem a missão de definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

O projeto, que tem como protagonista a própria sociedade e suas aspirações coletivas e é coordenado por um conselho consultivo integrado por representantes da sociedade civil, incluindo conselhos municipais – de educação, saúde e de jovens, entre outros – ONGs, entidades representativas da juventude, instituições de ensino superior, associações de classe (do comércio, varejo, indústria e produção rural, entre outros setores), prefeitura e câmara municipal. Além do conselho consultivo, um comitê executivo integra a estrutura.

O conselho e o comitê deverão garantir a mobilização da população por meio de debates e consultas distritais, de forma a ter a sociedade civil e seus representantes plenamente engajados no processo. Também serão realizados estudos técnicos e consultas com especialistas. As informações coletadas em todas as frentes, entre fevereiro e junho, serão integradas num documento norteador das políticas públicas para o município nos próximos 30 anos.

A Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim, BNDES,  Instituto Arapyaú, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são os principais fomentadores do projeto.

Como ator importante da sociedade sobralense e total interessada em uma iniciativa que vai propor uma visão de futuro para o município, a Prefeitura de Sobral também apoia o projeto, participando do Comitê Executivo e das reflexões conjuntas com outros membros da sociedade civil.

Compromisso

Será proposto um Documento de Visão que deverá ser assinado pela atual administração municipal e pelos candidatos a prefeito do município nas próximas eleições.

Vale ressaltar que o trabalho do projeto não termina com o Documento de Visão. Ele será mantido em mobilização permanente para acompanhar a execução das propostas ao longo dos anos.

O momento atual foi considerado extremamente oportuno para o projeto. A atual crise política e econômica não pode colocar em risco o desenvolvimento do município, incluído por dois anos no ranking de 10 cidades do futuro na América Latina e maior polo do interior do Ceará.

Já as eleições municipais de outubro favorecem o comprometimento de todos os atores políticos com um plano essencial, comum e construído pela sociedade. Por outro lado, esse cenário traz o desafio e a importância de se criar um modelo mais justo e democrático de planejamento, que garanta, à vontade da população, prioridade nas decisões político-administrativas e que essas aspirações sejam consideradas não apenas num futuro imediato, mas no longo prazo.

O Instituto Arapyaú, organização filantrópica familiar, apoia iniciativas que promovam cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. O programa Sobral de Futuro pode se tornar um exemplo de participação da população na elaboração do planejamento e implementação de políticas públicas transformadoras. A participação da sociedade é fundamental para uma melhor gestão municipal. Existem poucos exemplos bem-sucedidos deste tipo no Brasil e no mundo.Este pode ser um deles.

Sobral de Futuro é uma ampliação do programa de Apoio a Gestão Pública, do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que teve início em Sobral no 2º semestre de 2015 e prevê ações de modernização da gestão pública focadas no equilíbrio financeiro do município.

Contatos

Fernando Ítalo – 81 99378-1932 3040-0306 3039-0304 3038-0305 fsouza@latinapr.net.br

Roberta Almeida – 81 99170-4541 3040-0306 3039-0304 3038-0305 ralmeida@latinapr.net.br

Camila Souza –  81 3040-0306 3039-0304 3038-0305 latina@latinapr.net.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: