Temas Cotidianos

Encontro fraterno. No último sábado, o amigo Professor Teodoro Soares reuniu vários amigos comuns dele e do Mons, João Batista Frota, o Padre João, em sua residência de Fortaleza, para almoço comemorando o jubileu de ouro de ordenação do grande sacerdote. Entre outros, ali estavam o Mons. Manfredo Ramos, o Mons. Assis Rocha, Aguiar Moura, José Rosa, Vicente Maia, Palmira Soares, além de nós e dos familiares do Padre. O sacerdote lançou a segunda edição de livros seus e disse que a renda seria aplicada em seus projetos. O Prof. Teodoro, emocionado, lembrou os mais de 60 anos de amizade com o Pe. João, e o Padre revelou que seu amigo é o maior incentivador e colaborador de seus projetos e sua missão. Foi um belo e interessante encontro.

Profeta da Esperança. Logo que enxergamos o Padre João, conhecemos sua vida e sua missão, parece que vemos “o Evangelho vivido no dia-a-dia”. João, o Batista, preparou os caminhos do Senhor; João, o Evangelista, retratou, com muito amor, a passagem de Jesus na terra, quando ele O acompanhou. O nosso João tem a coragem do Batista que prepara os caminhos do Senhor e o amor do Evangelista que, com seu exemplo, escreve a história do povo de Deus. Incorpora em si a ternura e a misericórdia de Deus, espelhado na figura santa e profética de São João XXIII e nas ações do Papa da Misericórdia, o Papa Francisco. Profeta da Esperança, o Padre João está sempre buscando melhorar a vida de seu povo, dos que ama e oferecer-lhes dignidade.

Padre João. Nascido em Santana do Acaraú, estudou no Seminário da Betânia, em Sobral, cursou Filosofia no Seminário da Prainha (Fortaleza), Teologia na Universidade Gregoriana de Roma; realizou cursos diversos na Itália, na França, em Israel, na Alemanha, Londres, entre outros. Sua ordenação sacerdotal se deu no dia 26 de março de 1966, na Capela do Colégio Pio Brasileiro, em Roma e sua 1ª Missa ocorreu no dia seguinte, 27 de março de 1966, na Catacumba de Priscila, na Cidade Eterna, com cerimonial organizado pelo seu amigo desde os tempos de Seminário de Sobral, Teodoro Soares. Ali, Padre João assumiu o compromisso da opção preferencial pelos pobres, da profecia da esperança e do amor ao próximo como a si mesmo.

Obras. Escreveu os livros Marcos de Esperança, Construindo o Amanhã e Procurando as Pegadas de Jesus; realiza os projetos Cabra nossa de cada dia, Campanha Natal sem fome, Casa da Memória e Cidadania, Construtores da Paz, João de Barro, Fraternidade Toca de Assis e Musicalizar. Pode ser que quando esta coluna for publicada ele já tenha idealizado outro projeto sempre voltado aos menos favorecidos.

José Luís Lira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: